O que é Trader?

A palavra Trader vem da palavra trade, que em inglês, significa comércio ou negócio. Seguindo esse raciocínio, o significado de trader é ser um negociador e/ou comerciante.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O trader é um operador do mercado financeiro que procura ganhar dinheiro com investimentos de curto prazo, normalmente utilizando a flutuação do mercado.

Geralmente, o trader busca ganhos financeiros comprando e vendendo ações ou outros ativos presentes na Bolsa de valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Sendo assim, a renda de um trader se dá ao retorno da sua aplicação, o trader não deve ser semelhante ao investidor. Normalmente os dois possuem semelhanças diferentes e tipos distintos de investimento, seguindo o objetivo de cada um.

O trader também pode ser uma pessoa física ou uma empresa que negocia ativos financeiros, como ações, títulos, commodities, derivativos, entre outros, na qualidade de trader autônomo, agente financeiro, hedger, arbitrador, especulador, compreendendo as bolsas de valores, de derivativos, futuros e commodities.

Qual o perfil de um Trader?

Sempre é importante lembrar que existe mais de um tipo de trader e cada um segue um conjunto de habilidades diferentes em suas operações.

Entre todos esses tipos, temos o trader profissional, em outras palavras, aquele que presta um serviço formal para as companhias, necessitando de uma graduação na área para poder trabalhar.

Já no outro lado da moeda, temos também outro tipo de trader, o autônomo, porém, não é necessário que o trader autônomo tenha conhecimento acadêmico.

No caso desse trader autônomo, o conhecimento do mercado financeiro advém apenas de um grande volume de estudos individuais, consultas ao conteúdo de analistas e tentativas e erros ao operar no mercado.

Entretanto, é necessário que os dois perfis de trader possuam grande capacidade de adaptação, dinamismo e disciplina.

Essas qualidades são indispensáveis em um trader, devido às flutuações do mercado que demandam um contexto de mudanças rápidas e constantes.

Por fim, mas não menos importante para ter êxito nessa área, é preciso gerenciar riscos com qualidade.

Logo abaixo, temos os tipos de traders mais conhecidos pelo mercado e cada um com sua especialidade:

  • Scalper: Operações de muito curto prazo, com duração de segundos;
  • Day Trader: Transações dentro da janela diária (intraday: compra e venda no mesmo dia, mesma quantidade, mesmo ativo e mesma corretora);
  • Swing Trader: operações de médio prazo durando até uma semana geralmente;
  • Buy and Holder: como o próprio nome sugere, “compra e segura”, visando operar e montar carteira de ativos.
  • Trader Profissional: Indivíduo que trabalha para organizações do mercado financeiro, atuando conforme a empresa ele representa;
  • Broker: É o executor das ordens relativas a negociações dos seus superiores (que são traders). O broker não toma decisão, apenas executa;
  •  Sales Trader: mediam as negociações, oferecendo estratégias e executando as ordens de acordo com o consentimento de seus clientes (é o Broker vendedor).

Como funciona o trabalho de um Trader?

Nos tempos atuais, com a tecnologia em avanço e o home office cada vez mais presente na sociedade, o trader ganhou espaço para operar no local em que se sinta mais confortável.

Normalmente, caso queira ou seja permitido, o trader pode trabalhar em casa, em um escritório ou até em outro país.

O mínimo que se exige para conseguir realizar o trabalho é uma internet de qualidade, um aparelho celular ou notebook e um CPF em dia.

Além de recursos disponíveis, é claro, cuja exigência de valor mínimo é bem pequena em certos casos.

Um divisor de águas para a mudar a rotina do trader foi o surgimento do Home Broker, um instrumento criado em 1999, para a compra e venda de ativos online.

Com isso também surgiram diversos conteúdos relacionados à educação financeira de forma gratuita na internet, e com isso vários traders independentes passaram a surgir.

Essa se tornou uma profissão muito comum nos tempos de hoje, já que os requisitos para operar já são acessíveis a uma grande parcela da sociedade.