O que é Ticket Médio?

Ticket médio é um tipo de indicador importante na avaliação das mais diversas empresas. Através dele é possível identificar se as ações e estratégias de um negócio estão lucrativas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse indicador expressa qual é o valor médio de compra que cada cliente representa. É uma média da quantidade média que é gasta ao comprar seus serviços e/ou produtos.

Ou seja, uma de suas funções é analisar o desempenho financeiro do negócio dentro de seu mercado. Para isso, é feito um acompanhamento contínuo que permite: 

  • Identificação do que precisa ser corrigido ou adaptado; 
  • Auxílio para obter-se margens de lucros melhores.

Outra coisa importante é que o ticket médio pode ser usado para analisar diferentes períodos. Depende se a análise busca um referencial mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual.

Em algumas gestões, apenas um tipo de período é considerado, enquanto em outras todos serão. Apesar de ser essencial em todos os mercados, o varejo é aquele que mais faz uso dessa métrica. 

Para melhor mensurar o ticket médio, é comum que ele seja analisado junto ao CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

O ticket médio pode ser definido ainda como um KPI (indicadores-chave de Performance), usados para mapear o comportamento de consumo dos consumidores, ou como indicador de vendas.

Uma vez que, além do desempenho financeiro, é possível metrificar o desempenho mercadológico. Ao demonstrar como anda o relacionamento entre uma marca e seus clientes.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Calcular o Ticket Médio?

O cálculo do ticket médio é bem simples, uma vez que você aprender vai ser fácil fazê-lo sempre. Algo essencial para analisar a saúde de um negócio próprio ou no qual deseja investir.

Mas, seu valor de forma isolada não traz uma visão clara de nada, é preciso ter contexto. Isso significa que você precisa realizar comparações em um mesmo mercado. 

Por exemplo, em uma indústria de calçados os valores considerados bons são diferentes do de um restaurante local. 

Você deve então, aprender não apenas a calcular esse índice. Como também, entender como analisar os valores de acordo com o segmento de mercado

Tendo isso em mente, existem basicamente 2 formas de calcular um ticket médio:

  1. Ao dividir a soma total de vendas (reais) em um período pelo total de consumidores que compraram nesse tempo em questão, ou;
  2. Dividindo o faturamento bruto de um período pelo volume total de vendas realizadas nele.

Ou seja, as informações que você precisa para o cálculo é o volume de vendas e compradores dentro do período que deseja analisar. 

Além do contexto que já mencionamos, é importante considerar o longo prazo na avaliação dos resultados. Ou seja, como o ticket médio se comporta ao longo do tempo. 

Em um cenário ideal, seu aumento significa que os clientes de um negócio estão comprando mais. De acordo com a análise desejada, outras ferramentas devem ser consideradas em conjunto. 

Como o CAC, já mencionado antes. Já em aspectos mais econômicos, a inflação é um indicador que pode ajudar a analisar os lucros reais que o ticket médio vem demonstrando.

Como Aumentar o Ticket Médio de um Negócio?

A forma mais simples de aumentar o ticket médio de um negócio é elevando suas vendas. Isso pode parecer óbvio, mas é de fato o necessário. Existem várias maneira de se alcançar isso, tais como:

  • Não se esqueça de fidelizar: focar em estratégias que ajudam na fidelização é essencial para isso e bom atendimento, antes e no pós-venda são essenciais, tais como outros critérios;
  • Catálogo com mix vasto: uma gama maior do que oferecer aumenta as chances de vendas de um negócio pois é como se ele tivesse "tudo" que o público-alvo precisa;
  • Up-sell e cross-sell: são estratégias que visam a apresentação em conjunto entre produtos ou serviços menos consumidos com aqueles que possuem um bom ticket médio; 
  • Facilite as compras: busque investir sempre em estratégias que mantenham na mente do consumidor no que ele precisa, ao facilitar sua jornada de compra;
  • Time qualificado: especialmente no setor de vendas, contar com profissionais capacitados é uma das maneiras certas de se aumentar o número de vendas;
  • Marketing: além disso, trabalhar a capacidade de atrair o público-alvo é essencial para que uma empresa consiga aumentar o seu ticket médio, algo que essa área irá suprir.