Um acionista da Tesla (TSLA34) entrou com uma ação contra a fabricante de veículos elétricos por causa dos tweets de Elon Musk sobre a venda de 10% de suas ações e esnobando a senadora norte-americana Elizabeth Warren.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A ação foi movida pelo investidor David Wagner no Tribunal da Chancelaria de Delaware na quinta-feira, de acordo com a Bloomberg.

Seu litígio, de acordo com o relatório da Bloomberg, pedia uma investigação para saber se Musk continuava a tweetar descuidadamente, violando um acordo de 2019, que exige que qualquer uma de suas comunicações sobre Tesla nas redes sociais seja pré-aprovada por um advogado de valores mobiliários.

Também expressou preocupação com o impacto de seus tweets nas ações da Tesla.

"Não está claro quem na Tesla, se é que há alguém, está revisando os tweets de Musk" depois que o último conselho geral da empresa saiu em dezembro e o mais recente ocupante , Alan Prescott, saiu em abril, disse o processo.

Tesla não tem atualmente um advogado, que provavelmente é a pessoa relevante responsável por supervisionar os tweets de Musk.

Elon Musk pediu ao Twitter em 6 de novembro que decidisse se deveria vender 10% de suas ações. 

Após uma esmagadora resposta "sim", Musk vendeu um total de 12,9 milhões de ações no valor de quase US$ 14 bilhões em ações da Tesla até 18 de dezembro. 

Para atingir a marca de 10%, ele teria que vender mais 4,1 milhões de ações.

Mas, mesmo antes da votação, os comentários de Musk sugeriram que ele já estava planejando vender grandes quantidades de ações para cobrir obrigações fiscais para o exercício de opções que expiram em agosto do próximo ano.

O CEO da Tesla disse que pagará mais de US$ 11 bilhões de impostos este ano.

As ações da Tesla cairam 22% desde que Musk começou a vender sua onda de vendas de ações em 8 de novembro. 

"Musk permanece implacável e continua postando no Twitter e na mídia social sobre assuntos relevantes para a Tesla e seus acionistas e que, em última análise, têm um impacto sobre os preços das ações da Tesla", acrescentou o acionista.

O processo também visa a recente "rixa do Twitter com a senadora Elizabeth Warren" de Musk. O bilionário lançou insultos à democrata de Massachusetts nesta semana, quando ela criticou seus hábitos de pagar impostos.

"Você me lembra de quando eu era criança e a mãe zangada da minha amiga gritava aleatoriamente com todo mundo sem motivo", Musk tuitou.

O processo Wagner vs. Tesla Inc não lista formalmente Musk como réu, de acordo com a Bloomberg.

Ele busca acesso a documentos internos da Tesla sob uma lei que concede aos acionistas que suspeitam de irregularidades corporativas amplos direitos de inspeção.

Há "uma base confiável para acreditar que a Tesla está, entre outras coisas, sendo mal administrada", disse o processo.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.