O bilionário fundador da Foxconn, Terry Gou, anunciou que planeja concorrer à presidência de Taiwan em 2024, embora ele seja uma estrela em seu país, não é um nome conhecido no exterior, mas seus produtos sim.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Se você possui um Iphone, um Sony PlayStation ou um Amazon Kindle, é provável que componentes eletrônicos destes aparelhos  tenham vindo de uma das fábricas de Gou.

A Hon Hai Precision, mais conhecida pelo seu nome comercial, Foxconn, é a maior fabricante terceirizada de eletrônicos do mundo, cujos principais clientes incluem a Apple.

Gou tem ambições de longa data de se tornar o líder do país insular. Ele já havia anunciado sua intenção em 2019, mas retirou a sua candidatura às eleições presidenciais de 2020.

Dessa vez parece ser diferente. O bilionário anunciou sua candidatura para ser presidente de Taiwan nas eleições de janeiro de 2014, dizendo que quer unir a oposição e garantir que a ilha não se torne "a próxima Ucrânia".

Terry Gou é o 6º mais rico de Taiwan e o 317º bilionário no ranking da Forbes de 2023 com fortuna estimada em US$ 7,2 bilhões.

Conheça mais do dono da Foxconn e candidato às eleições presidenciais de Taiwan.

Quem é Terry Gou 

Terry Gou é um empresário bilionário taiwanês, fundador e ex-CEO da Foxconn, o maior fabricante terceirizado de eletrônicos do mundo, cujos principais clientes incluem a Apple.

Ele deixou o cargo de presidente da empresa em junho de 2019, após 45 anos no comando, no entanto permanece na empresa como diretor.

Vida e carreira

Gou Tai-ming, também conhecido como Terry Gou, nasceu em 18 de outubro de 1950 em Banqiao Township, no Condado de Taipei, atual distrito de Banqiao, Nova Taipei.

Seus pais viviam na província de Shanxi, na China continental, mas fugiram para Taiwan em 1949, antes da Guerra Civil Chinesa.

Até os 24 anos, Gou trabalhou em uma fábrica de borracha e em uma fábrica de remédios. 

Também cumpriu seu mandato de serviço nacional como oficial de artilharia na Força Aérea da República da China. 

Gou fundou seu próprio negócio em 1974, com um empréstimo de US$ 7.500 dólares da sua mãe e com a crença de que os produtos eletrônicos "seriam parte integrante da vida cotidiana", impulsionado pelas exportações de Taiwan.

Com o dinheiro, comprou máquinas de moldagem de plástico que faziam botões para mudar de canal em aparelhos de televisão.

Para angariar mais negócios, Gou viajou aos Estados Unidos no início dos anos 80, visitando empresas em busca de clientes. 

Um ponto de virada ocorreu quando ele recebeu um pedido da Atari para fabricar o joystick do console. 

Em 1988 abriu sua primeira fábrica na China continental, onde até hoje permanece sua maior fábrica. 

Na década de 1990, começou a construir chassis para desktops, o que levou seus negócios para clientes importantes como Compaq, Apple, HP e IBM.

Atualmente a Foxconn possui mais de 200 subsidiárias e filiais em mais de 20 países. A empresa também estabeleceu centros de pesquisa e desenvolvimento e fabricação em todo o mundo e possui mais de 54.253 patentes.

De acordo com seu site, a empresa recebeu amplos elogios e reconhecimentos internacionais, inclusive ficando em 23º lugar no ranking Fortune Global 500 em 2019.

Terry Gou renunciou ao cargo de presidente da Hon Hai Precision em 2019 e fez sua primeira candidatura presidencial naquele ano, mas desistiu depois de não conseguir obter a indicação para o principal partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang (KMT).

No início deste ano, Gou fez uma segunda candidatura para ser o candidato do KMT às eleições presidenciais, mas o partido escolheu Hou Yu-ih, o prefeito da cidade de Nova Taipei.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Gou passou as últimas semanas viajando por Taiwan e realizando comícios semelhantes aos de campanha, alimentando especulações de que ele planejava concorrer como independente.

Numa conferência de imprensa na segunda-feira, (28 de agosto) Gou anunciou decidiu se juntar à corrida presidencial de 2024.

“Dê-me quatro anos e prometo que trarei 50 anos de paz ao Estreito de Taiwan e construirei a base mais profunda para a confiança mútua através do estreito… Taiwan não deve tornar-se a Ucrânia e não deixarei que Taiwan se torne a próxima Ucrânia” disse ele num apelo aos eleitores de Taiwan.

Para se qualificar como candidato independente, Gou precisa reunir cerca de 300 mil assinaturas de eleitores até 2 de novembro, de acordo com os regulamentos eleitorais. 

A Comissão Eleitoral Central analisará as assinaturas e anunciará os resultados até 14 de novembro.

Além do envolvimento político, Gou está ativamente envolvido em uma ampla gama de iniciativas filantrópicas e de desenvolvimento social para jovens desfavorecidos.

Em 2000, ele fundou a Fundação YongLin, com sede em Taiwan, para fornecer fundos e apoiar diversos projetos que vão da educação à saúde. 

Em 2007, a YongLin Healthcare Foundation doou NT$ 25 bilhões à Escola Médica da Universidade Nacional de Taiwan para desenvolver um centro de prevenção, tratamento e pesquisa do câncer de classe mundial. Além disso, a Fundação Educacional YongLin iniciou o programa "Escola do Amanhã", que visa colmatar a lacuna de conhecimento, proporcionando educação corretiva a estudantes em aldeias remotas.

Na vida pessoal, Gou se casou com sua primeira esposa, Serena Lin, com quem teve dois filhos. Serena morreu mais tarde aos 55 anos devido ao câncer de mama. 

Ele então se casou com Delia Tseng, com quem teve três filhos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.