A Eneva (ENEV3) não desistiu da construção de uma termelétrica de 600 megawatts em Manaus, no Amazonas, apesar das negociações com a Petrobras (PETR4) sobre o Polo de Urucu não terem ido para frente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mas o projeto teve o ritmo reduzido diante de outras prioridades, informou o diretor de Novos Negócios, Marcelo Lopes, durante o Eneva Investor Day.

Ele admitiu que até mesmo a compra de Urucu poderá ser repensada no futuro, se a Petrobras retomar o processo de venda por um valor mais adequado.

"Urucu continua no radar da companhia, foi uma questão de mudança de prioridade", disse Lopes no evento virtual.

Segundo a própria Eneva, as negociações com a Petrobras fracassaram por conta da disparada do preço do petróleo e pelo aumento das reservas próprias.

De acordo com o executivo, na região Norte as prioridades da Eneva agora são a monetização do projeto Azulão-Jaguatirica, que reproduz o sistema Reservoir-to-widare (R2W) já utilizado pela empresa, com termelétricas construídas perto da produção do gás, e Juruá, na bacia do Solimões, onde adquiriu sete blocos em 2020.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"Acredito no potencial da região Norte e no nosso fundamento de que mercado de geração termelétrica, ou seja, a demanda de geração termelétrica do sistema interligado vai ser uma das principais destinações do gás na região", disse Lopes.

 "A gente já monetizou Azulão 1 no primeiro leilão de capacidade que aconteceu no ano passado, a gente gostou muito desse modelo de leilão porque traz uma capacidade de gestão do reservatório muito interessante", complementou.

Segundo ele, a expectativa é de que o complexo termelétrico de Azulão-Jaguatirica participe dos leilões de energia em 2022 e 2023.

O plano é acrescentar 1 gigawatt de geração térmica "no coração da Amazônia" com Azulão.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"O parque hídrico no Norte do Brasil é a fio d'água, sempre vai precisar das termelétricas, além da intermitência das renováveis.

Mesmo que em Boa Vista seja interligado ao SIN, ainda terá questões para equilibrar (o abastecimento de energia) na ponta", destacou o diretor de Operações da Eneva, Lino Cançado.

Resultado da Eneva no Terceiro Trimestre de 2021

resultado da Eneva (ENEV3) no terceiro trimestre de 2021 (3t21), divulgado no dia 03 de novembro, apresentou um lucro líquido de R$ 362,6 milhões no 3T21, uma alta de 552,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Ebitda da Eneva atingiu R$ 547,4 milhões no 3T21, apresentando crescimento de 97,5% na comparação com o 3T20.

margem Ebitda da Eneva totalizou 35,8% no 3T21, apresentando crescimento de 13,5 pontos percentuais na comparação com o 3T20.

margem líquida da Eneva atingiu 23,7% no 3T21, apresentando crescimento de 13,8 pontos percentuais na comparação com o 3T20.

As ações da Eneva (ENEV3) acumulam alta de 0,30% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 27,78% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.