O que é preciso para ser rico? Para a maioria, ter muito dinheiro não é o mesmo que ser rico. A principal medida de riqueza é o bem-estar.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A nova Pesquisa de Riqueza Moderna da Charles Schwab (SCHW34) revela que quase metade dos americanos se sentem ricos, mas eles não necessariamente medem isso em dólares e centavos. 

O bem-estar se tornou a principal medida de riqueza para a maioria dos adultos hoje.

Quando solicitado a expressar quanto dinheiro é necessário para ser considerado “rico”, os entrevistados em todo o país disseram que é preciso um patrimônio líquido médio de US$ 2,2 milhões.

Entretanto, essa é uma estimativa que os entrevistados deram para outras pessoas, já que 48% dos que dizem já se sentir ricos hoje, não possuem esse valor de patrimônio. 

Na verdade, o patrimônio líquido médio dessas pessoas foi de US$ 560.000, cerca de um quarto do que eles acham que os outros precisam para serem ricos.

As percepções de riqueza dos americanos mudaram desde os tempos pré-pandêmicos.

Apesar da definição de riqueza ser muito pessoal, a pesquisa mostra que ter muito dinheiro não é o mesmo que ser rico.

Quando solicitados a definir o que significa ser rico, as pessoas colocaram menos ênfase no conteúdo de suas carteiras e mais no conteúdo de seus corações, de acordo com versões anteriores da mesma pesquisa da Schwab.

Em três das pesquisas, Schwab pediu aos entrevistados que terminassem a frase: “Para mim, riqueza significa...”. Em 2017 e 2022, “dinheiro” foi a resposta mais popular, mas este ano, a resposta nº 1 para o que significa riqueza foi “bem-estar”.

Bem-estar é mais importante que dinheiro 

Segundo Jonathan Craig, diretor administrativo e chefe de serviços ao investidor da Charles Schwab, os americanos estão menos preocupados em acompanhar o vizinho e mais focados em ser felizes com suas experiências e relacionamentos, mesmo que tenham menos dinheiro.

Ele diz que estão vendo essas tendências na Schwab. Primeiro, quando as pessoas pensam sobre administrar suas finanças e construir riqueza, é muito mais pessoal do que apenas dinheiro e investimentos. Como investem e em que investem reflete seus objetivos e paixões únicas.

Em segundo lugar, os americanos querem a capacidade de administrar seu dinheiro e investimentos sem barreiras tradicionais como altos mínimos e taxas para acessar serviços financeiros.

Além do mais, ativos não financeiros como saúde e família ressoam muito mais ao definir riqueza do que ter grandes somas de dinheiro, como comprova a pesquisa.

De fato, quando solicitados a caracterizar o que significa ser rico para eles, os entrevistados em geral mencionaram seu bem-estar (40%) com mais frequência do que dinheiro (32%) e ativos (26%). 

Em 2017, a principal resposta ao que significa riqueza foi dinheiro (27%). 

“Quer eles saibam ou não, o bem-estar é muito mais importante”, diz o psicólogo financeiro Brad Klontz à CNBC.

“Um dos riscos que corremos é pensar que uma certa quantia de dinheiro vai nos trazer felicidade, paz, melhorar nossas vidas, melhorar nossos relacionamentos”, disse Klontz.

“Infelizmente, algumas pessoas sacrificarão o que é mais importante para elas, em seu objetivo de alcançar um número arbitrário de riqueza.

No entanto, quase dois terços, 62%, dos adultos na pesquisa de Schwab dizem que desfrutar de relacionamentos saudáveis ​​com seus entes queridos descreve melhor o que significa riqueza do que ter muito dinheiro (38%). 

E, 7 em cada 10 adultos dizem que riqueza é não ter que se estressar com dinheiro, não ter mais. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que significa ser rico

Quando confrontados com duas afirmações sobre o que significa riqueza, o resultado foi o seguinte:

O que riqueza significa para mim... isso ou aquilo:
Desfrutar de experiências (70%)Possuir coisas boas (30%) 
Não ter que se estressar com dinheiro (70%)Ter mais dinheiro do que a maioria das pessoas que conheço (30%) 
Ter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal (69%)Maximizar meus ganhos (31%)
Ser generoso com os entes queridos agora (67%)Deixar uma herança (33%)
Ter boa saúde (63%)Ter sucesso (37%)
Desfrutar de relacionamentos saudáveis ​​com entes queridos (62%)Ter muito dinheiro (38%)
Ter a flexibilidade de trabalhar onde e como eu quero (60%)Ter um salário maior (40%)

Segundo a pesquisa, essas inclinações são ainda mais fortes entre as gerações mais velhas, com oito em cada dez boomers dizendo que a riqueza é mais sobre aproveitar experiências (79%) e não ter estresse financeiro (83%) do que ter coisas boas ou acumular mais dinheiro.

O plano para alcançar a verdadeira riqueza

A pesquisa da Schwab mostra que ter muito dinheiro não é o mesmo que ser rico. Para a maioria dos entrevistados, desfrutar de experiências, ter um bom relacionamento com os entes queridos, ter boa saúde e flexibilidade de trabalhar com o que gosta é a verdadeira riqueza.

Por mais que não se prendam em números, não podemos discordar que para alcançar o desejado bem-estar financeiro é preciso poupar e investir.

Só assim, o dinheiro poderá ficar em segundo plano e você ter a liberdade de aproveitar a vida como sempre quis. 

Um passo importante para isso é ter um bom plano financeiro, mas apenas 35% dos americanos dizem contar com metas definidas na pesquisa de Schwab.

Porém, entre os que possuem um planejamento, 7 em 10 dizem que isso os faz sentir mais no controle de suas finanças e 9 em 10 dizem que se sentem confiantes de que alcançarão seus objetivos financeiros.

O principal motivo pelo qual eles disseram não ter um plano, 44% acredita não ter dinheiro suficiente, 21% que é muito complicado e 20% que não tem tempo suficiente.

Talvez o que eles ou você não saiba é que é mais fácil e acessível obter um plano financeiro hoje do que nunca antes na história. Você pode tanto começar um planejamento sozinho com planilhas e aplicativos online, quanto ter uma conversa aprofundada com um profissional.

Embora essa seja uma interpretação do bem-estar financeiro dos americanos, essa pesquisa pode dizer muito sobre o comportamento dos brasileiros também.

Pense, o que é ser rico para você?

Você possui um plano para alcançar essa riqueza?

Para definir seus objetivos e valores pessoais e criar um roteiro de como tornar isso muito mais acessível, você pode dar um passo ainda mais adiante com uma consultoria de investimentos.

O consultor é o profissional que vai ajudar a personalizar seus investimentos com base nas circunstâncias e objetivos, mas também alinhá-los com suas paixões pessoais, valores e interesses para que alcance a verdadeira riqueza.

Informe o DDD + 9 dígitos