O que é Taxa De Performance?

Essa taxa diz respeito à cobrança feita pelos fundos de investimentos que recaem sobre o rendimento em excesso de uma benchmark estabelecido previamente, ou seja, uma remuneração pelo desempenho positivo dos gestores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para facilitar a compreensão, o benchmark diz respeito a uma base utilizada para distinguir, por meio da comparação, dois ativos, ou produtos.

Portanto, essa taxa, também conhecida como taxa de sucesso, pode funcionar como um incentivo para que o gestor faça com que a carteira do fundo seja maior que o benchmark de rendimento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vale lembrar que a cobrança da taxa de performance é opcional, ou seja, fica a cargo do fundo, por meio de seu regulamento, determinar se ela será cobrada ou não.

Por fim, é importante ressaltar que a taxa só será cobrada, além do critério opcional do fundo, quando este tiver um rendimento maior do que o indicador de rentabilidade tomado como meta.

Vale dizer que existem algumas relações entre a taxa de performance, taxa de gestão e a taxa administrativa, que podem causar alguma confusão para os investidores.

Tendo em vistas as dúvidas que podem surgir sobre os respectivos temas, apresentaremos, na sequência, a relação entre essas três taxas.

Por fim, na última seção, apresentaremos como os fundos podem cobrar pela performance.

Relação entre a Taxa de Performance, Taxa de Gestão e Taxa de Administração

A taxa de performance significa uma espécie de prêmio para o gestor, ou seja, ele só irá recebê-la quando a rentabilidade do fundo superar a do benchmark.

O benchmark, como já dissemos, diz respeito a uma base utilizada para distinguir, por meio da comparação, dois ativos, ou produtos.

Ou seja, significa um índice utilizado como referência para a comparação, com o intuito de conseguir distinguir se o fundo está bem ou não.

Portanto, pelo requisito utilizado para o recebimento da taxa de performance, o gestor não irá receber o requerido valor quando a rentabilidade do fundo não superar o benchmark.

Para superar esse empecilho relacionado ao gestor, existe a taxa de gestão, que independe do desempenho do fundo para ser cobrada.

Essa taxa representa um percentual que recai sobre a quantia total investida de cada cotista.

Já, com relação à taxa administrativa, muito parecida com a taxa de gestão, remunera o serviço do administrador.

Em alguns casos a taxa de gestão já está embutida na taxa de administração, já, em outros casos, ambas são cobradas separadas.

Como o fundo cobra pela performance?

A performance, como já foi dito, é cobrado pelo período em que a rentabilidade se faça superior ao índice de desempenho definido previamente, conhecido também por benchmark.

De acordo com a afirmativa descrita acima, deve-se lembrar que para haver a cobrança pela performance, o fundo necessita superar seu benchmark em pelo menos 100%.

Os indicadores mais utilizados pelo mercado são: dólar (fundos cambiais); Ibovespa (fundos de ações); e CDI (para os demais fundos). Mesmo sabendo que o fundo tem liberdade na escolha do benchmark da operação.

A cobrança pela performance ocorre de forma automática pelo fundo, em período semestral, no caso dos semestres em que a meta foi superada.

Existe também um sistema de compensação, com relação a cobrança da performance, titulado como sistema de compensação de “linha d'água".

Nesse caso, pode haver a possibilidade de um abatimento na taxa que incidir nos anos seguintes, nos casos em que a rentabilidade for abaixo do benchmark.

Não existe uma regra, mas, geralmente cobra-se nos fundos de investimento, no Brasil, uma alíquota da taxa de performance de 20%.

De modo geral, somente fundos com gestão ativa podem cobrar a taxa de performance, ou seja, aquele fundo que o gestor tem atuação direta para que seu patrimônio venha a render.

Encaixam-se nesse tipo de fundo: fundos multimercados; fundos cambiais, e fundos de ações.

As demais modalidades de fundo, bem como os fundos de renda fixa, não podem efetuar nenhuma cobrança além da taxa de administração.