O que é Tape Reading?

Tape Reading é uma técnica antiga que os day traders usavam para analisar o preço e o volume de uma determinada ação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Aproximadamente de 1860 até 1960, os preços das ações foram transmitidos por linhas telegráficas em fitas de cotação que incluíam um símbolo de cotação, preço e volume.

Essas tecnologias foram eliminadas na década de 1960 com o surgimento de computadores pessoais e redes de comunicação eletrônica.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O símbolo, preço e volume de uma ação eram enviados por linhas telegráficas por meio de fita adesiva.

Embora o tape reading tenha sido descontinuado na década de 1960, estratégias semelhantes são usadas por comerciantes eletrônicos, e muitos dos termos originários da época ainda são amplamente usados.

Thomas Edison desenvolveu o primeiro ticker prático da bolsa em 1871, que ajudou o mercado a se tornar mais eficiente.

Essas máquinas logo foram instaladas em todas as principais corretoras como o principal meio de disseminação de preço e volume.

Como funciona o Tape Reading moderno?

O tape reading moderno envolve olhar os livros de ofertas para analisar para onde o preço das ações pode estar indo.

Ao contrário dos tickers de ações, esses livros de ordens incluem negociações não executadas, o que fornece um nível mais alto de detalhes no mercado a qualquer momento.

Por exemplo, um negociante pode olhar para o livro de ordens de um título e ver que existem grandes ordens de venda de limite em um determinado nível de preço em várias bolsas. Isso pode indicar que a ação experimentará resistência significativa nesses níveis.

O oposto pode ser verdadeiro se houver grandes ordens de compra com limite abaixo do preço atual, o que pode indicar um forte suporte em um determinado ponto de preço e dar ao trader a confiança para comprar sabendo que há um piso de preço.

Muitos corretores fornecem acesso a esses livros de pedidos na forma de cotações de Nível II.

Em casos avançados, os traders programáticos podem usar as informações ao construir algoritmos de negociação.

Esses insights podem ser extremamente úteis no desenvolvimento de algoritmos de negociação modernos.

Dominar o tape reading requer familiaridade com a forma de funcionamento dos mercados financeiros, como suas partes individuais interagem umas com as outras, o que afeta os preços dos instrumentos em níveis micro e macro.

Qual a importância do Tape Reading?

Existem várias razões. O mais importante é ter uma compreensão mais clara do comportamento do mercado e de seus participantes.

No mundo do day trading, existe uma lacuna entre tape reading e os artistas gráficos. Em outras palavras, os traders que analisam os dados dos pedidos e os traders que analisam os gráficos de preços e usam indicadores técnicos para obter sinais de negociação.

A vantagem de usar o tape reading no day trading é que você pode acessar os dados intradiários em tempo real. Isso é inestimável para previsões de preços de curto prazo.

Quando combinada com uma estratégia de negociação de longo prazo, a tecnologia de tape reading pode ajudar a melhorar a eficiência da negociação. Isso é feito confirmando ou rejeitando sua teoria na negociação intradiária, o que torna esta ferramenta muito útil para complementar sua estratégia de negociação de longo prazo.

Muitos day traders experientes gostam do tape reading, pois os ajuda a identificar práticas de trading desleais. Isso inclui cancelamento de ordens, manipulação de preço, entre outras práticas que são muitas vezes aplicadas por investidores de alta frequência (HFT), robôs e muito mais.