O que é a Tabela Regressiva de Imposto de Renda?

Não há como evitar o imposto de renda (IR). Todos aqueles que têm investimentos financeiros ou ganham mais, devem reportar suas contas ao leão (Imposto de Renda) todos os anos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No entanto, compreender o significado da tabela de declaração de imposto de renda pode ajudá-lo a economizar dinheiro.

De um modo geral, os investimentos brasileiros em renda fixa seguem uma regra prática: quanto mais longo o investimento dos fundos, menor é o alívio do imposto de renda (IR).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Os investimentos de renda fixa sofrem incidência de dois impostos: o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o IR (Imposto de Renda).

Ambos os impostos usam como base de cálculo apenas os rendimentos, ou seja, só o montante pago de juros pela aplicação.

Por isso, mesmo se forem cobradas as mais altas porcentagens previstas, você tem de volta o valor investido inicialmente.

Tanto o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) como o IR (Imposto de Renda) seguem suas próprias tabelas regressivas do imposto de renda. Isso quer dizer que quanto maior o intervalo de tempo pelo qual o dinheiro ficar aplicado, menor a parcela retida.

Esta dedução é sempre feita no momento do resgate ou transferência e tem como base apenas o lucro gerado pelo investimento.

A tabela regressiva do imposto de renda é um método descoberto pelo governo federal para incentivar os investidores brasileiros a continuar investindo pelo maior tempo possível e promover o crédito de longo prazo

Como funciona a Tabela Regressiva de Imposto de Renda?

Os investimentos de Renda Fixa que não são isentos de tributação (como a Poupança) possuem uma tabela regressiva do Imposto de Renda como referência, com alíquotas de abatimento que vão reduzindo com o passar do tempo. Para calcular, basta aplicar a alíquota correspondente ao tempo decorrido do investimento.

TEMPO DE INVESTIMENTO / ALÍQUOTA

  • Entre 0 e 180 dias / 22,5%;
  • Entre 181 e 360 dias / 20%;
  • Entre 361 e 720 dias / 17,5%;
  • Acima de 721 dias / 15%.

Como você pode ver, são necessários dois anos para atingir a alíquota mínima do Imposto de Renda (IR). No entanto, é necessário levar em conta quais são seus objetivos ao fazer o investimento.

Se você está pensando em deixar o dinheiro aplicado até fazer uma viagem no ano que vem, ou separando uma quantia para o pagamento das contas que chegam todo começo de ano, o resgate com uma alíquota maior se justifica. Afinal, você vai precisar daqueles recursos financeiros.

Se o seu objetivo é poupar para a aposentadoria, entretanto, é melhor aplicar em títulos com vencimento mais longo, para usufruir das vantagens de pagar menos impostos e tributações.

Para quem é indicado a Tabela Regressiva?

Antes de escolher entre a tabela regressiva ou progressiva, é importante avaliar se o plano é benéfico para seus objetivos.

Em suma, esse sistema tributário é adequado para quem planeja investir há muito tempo e não tem planos de resgate nos próximos anos.

Afinal, considerando que as taxas de impostos vão cair com o tempo, essa tabela é perfeita para quem pretende aproveitar o dinheiro e pagar menos impostos ou tributações no futuro.

É o caso das pessoas que utilizam a previdência privada para garantir a aposentadoria, e que desejam possuir rendimentos vitalícios.

No entanto, para que a tabela regressiva valha a pena, é importante que você se certifique de que não precisará dos fundos de investimentos nos próximos dois anos para atingir a menor taxa possível (15%).

Se você precisa fazer um resgate menor ou deseja obter recursos em um prazo menor, o melhor é escolher uma tabela progressiva