O que é Superávit Comercial?

Um superávit comercial é uma medida econômica de uma balança comercialpositiva, em que as exportações de um país excedem suas importações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Balança comercial é igual ao valor total das exportações menos o valor total das importações de um país em um determinado período.

A balança comercial é o maior componente da balança de pagamentos de um país. Às vezes, a balança comercial entre os bens de um país e a balança comercial entre seus serviços são diferenciadas como duas figuras separadas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A balança comercial também é conhecida como balança comercial internacional, ou exportações líquidas.

Um superávit comercial ocorre quando o resultado do cálculo acima é positivo. Ele representa uma entrada líquida de moeda doméstica de mercados estrangeiros.

É o oposto de um déficit comercial, que representa uma saída líquida, e ocorre quando o resultado do cálculo acima é negativo. 

Como funciona o Superávit Comercial?

Um superávit comercial pode criar empregos e crescimento econômico, mas também pode levar a preços e taxas de juros mais altos dentro de uma economia.

A balança comercial de um país também pode influenciar o valor de sua moeda nos mercados globais, pois permite que um país tenha o controle da maioria de sua moeda por meio do comércio.

Em muitos casos, um superávit comercial ajuda a fortalecer a moeda de um país em relação a outras moedas, afetando as taxas de câmbio, no entanto, isso depende da proporção de bens e serviços de um país em comparação com outros países, bem como de outros fatores de mercado.

Ao focar apenas nos efeitos comerciais, um superávit comercial significa que há alta demanda por bens de um país no mercado global, o que empurra o preço desses bens para cima e leva a um fortalecimento direto da moeda doméstica.

Um superávit ou déficit comercial nem sempre é um indicador da saúde de uma economia e deve ser considerado no contexto do ciclo econômico e de outros indicadores econômicos.

Por exemplo, em uma recessão, os países preferem exportar mais para criar empregos e demanda na economia. Em tempos de expansão econômica, os países preferem importar mais para promover a competição de preços, o que limita a inflação.

Qual a diferença para o Déficit Comercial?

O oposto de um superávit comercial é um déficit comercial. Ele ocorre quando um país importa mais do que exporta.

Um déficit comercial normalmente também tem o efeito oposto nas taxas de câmbio. Quando as importações excedem as exportações, a demanda por moeda de um país em termos de comércio internacional é menor.

A menor demanda por moeda torna-o menos valioso nos mercados internacionais.

Embora as balanças comerciais afetam fortemente as flutuações cambiais na maioria dos casos, existem alguns fatores que os países podem administrar que tornam as balanças comerciais menos influentes.

Os países podem administrar uma carteira de investimentos em contas estrangeiras para controlar a volatilidade e o movimento da moeda.

Além disso, os países também podem concordar com uma taxa de câmbio atrelada que mantém a taxa de câmbio de sua moeda constante a uma taxa fixa.

Se uma moeda não estiver atrelada a outra moeda, sua taxa de câmbio é considerada flutuante.

As taxas de câmbio flutuantes são altamente voláteis e sujeitas aos caprichos diários de negociação no mercado de câmbio, que é uma das maiores arenas de negociação do mercado financeiro global.