A família de estudante americano de 20 anos diz que o suicídio ocorreu por saldo negativo de 730 mil dólares, equivalente a 3,9 milhões de reais, na plataforma de investimentos Robinhood.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Suicídio de investidor da bolsa de valores alerta do risco do day trade na bolsa de valores.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Segundo reportagem da CNN Business, o jovem Alexander Kearns, que usava Robinhood para negociar opções complexas, foi encontrado morto em 12 de junho, segundo autoridades locais em Plainfield, Illinois.

Sua morte está sendo tratada como suicídio, segundo a família e Robinhood. Não está claro quais fatores contribuíram para sua morte.

A tragédia chamou a atenção para os perigos potenciais do boom do trading inspirado por Robinhood, que deu a jovens investidores iniciantes acesso fácil a instrumentos financeiros exóticos normalmente usados ​​por investidores experientes.

A família Kearns acredita que Alexander foi enganado pela interface do aplicativo, sugerindo que ele devia 730 mil dólares, quando esse não era realmente o caso.

Bill Brewster, parente da Kearns, relata:

"O garoto se jogou na frente de um trem por nada, porque uma empresa de tecnologia não consegue descobrir que não deve mostrar um saldo de caixa negativo de 730 mil dólares para um garoto de 20 anos".

"Quantos desses garotos sabem do fogo que estão brincando?"

Plataforma Robinhood Fará Mudanças

Brewster, primo de Kearns, prometeu fazer o que for necessário para chamar a atenção para o que ele vê como sérios erros na supervisão de Robinhood que permitiu que essa tragédia acontecesse.

"Esta empresa é tóxica para mim agora".

Na sexta-feira, depois que Brewster postou um longo tópico no Twitter sobre a morte de Kearns, Robinhood anunciou uma série de alterações em sua oferta de opções e na interface do usuário diretamente em resposta ao incidente.

Robinhood também prometeu fazer mais para explicar como essas sofisticadas estratégias de negociação funcionam.

"Estamos pessoalmente devastados por essa tragédia", escreveram Vlad Tenev e Baiju Bhatt, co-fundadores e CEOs de Robinhood, em um post de blog na tarde de sexta-feira que confirmou que Kearns era um cliente.

Confusão sobre saldo negativo

Brewster compartilhou uma nota no Twitter dizendo que Kearns deixou para trás antes de morrer, o que indicava que ele estava perturbado e confuso com sua conta Robinhood.

"Como um jovem de 20 anos, sem renda, foi capaz de receber uma alavancagem de quase um milhão de dólares?"

Kearns escreveu na nota que Brewster postou.

"As puts que comprei / vendi também deveriam ter sido canceladas, mas também não tenho ideia do que estava fazendo agora em retrospectiva".

Embora Brewster inicialmente acreditasse que Robinhood concedeu indevidamente grandes quantidades de influência ao Kearns para negociar, ele não acredita mais que esse era o problema.

Os usuários do Twitter que viram o fluxo de tweets de Brewster o alertaram que os negociadores de opções no Robinhood às vezes veem um saldo negativo até que a outra metade de suas negociações seja executada.

Em outras palavras, Kearns na verdade não devia 730 mil dólares. Mas aparentemente foi levado a acreditar que sim.

"Minha opinião é que não era nada. Era uma questão de interface do usuário", disse Brewster.

Brewster culpou Robinhood por empurrar seu produto simultaneamente para os comerciantes jovens, sem aplicar salvaguardas para evitar esse tipo de confusão.

"Eles não tinham previsão suficiente para pensar que isso poderia acontecer é ofensivo para mim", disse ele.

Uma fonte familiarizada com os procedimentos de Robinhood disse à CNN Business que durante a negociação de opções é possível que o dinheiro e o poder de compra sejam exibidos como negativos até que o outro lado do day trade seja processado.

Isso não significa, no entanto, que esse seja um saldo negativo ou dívida.

Ainda assim, Brewster questionou por que Robinhood não fez mais para explicar esse problema a seus usuários jovens.

"Por que não existe uma janela pop-up para dizer que isso não é uma obrigação real?" Brewster disse.

"Por que é necessário mostrar um monte de millennials que você sabe que estão se inscrevendo em massa? Por que está tudo bem?"

Melhorando o aplicativo da Robinhood

A empresa Robinhood anunciou planos para implementar melhorias em sua interface do usuário, incluindo a forma como o poder de compra é exibido.

Robinhood disse que também faria melhorias em suas mensagens e e-mails no aplicativo que são enviados aos clientes sobre transações de opções, bem como alterações no página de histórico no aplicativo para ajudar os usuários a "entender a mecânica" das negociações de opções.

Além disso, Robinhood disse que está "considerando" critérios e educação adicionais para clientes que buscam autorização para negociar opções sofisticadas para ajudá-los a entender como eles funcionam.

A startup também adicionou recursos educacionais adicionais em sua central de ajuda e planeja contratar um especialista em educação de opções.

"Essas mudanças levarão um tempo para serem implementadas, mas nossas equipes estão trabalhando duro", disseram os co-fundadores de Robinhood na publicação do blog.

Os co-fundadores da Robinhood disseram que, embora "reconheçam que nada pode aliviar a dor que a família de Alex está sentindo agora", a empresa está fazendo uma doação de 250 mil dólares à Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio e instou as pessoas com problemas a procurar ajuda.

Brewster tem twittado sobre a morte de Kearns e está pedindo ao Congresso que investigue o assunto.

"A única coisa que sei fazer é lutar".

O boom do trade livre

O incidente ressalta alguns dos riscos envolvidos no boom do trade livre.

O modelo de negócios de comissão zero de Robinhood interrompeu o setor de corretagem, forçando seus rivais a fazer o mesmo.

As mudanças drásticas nos modelos de negócios desencadearam uma onda de consolidação no setor, com o Morgan Stanley concordando em comprar a E*Trade e Charles Schwab assumindo a TD Ameritrade.

Robinhood está crescendo rapidamente, adicionando mais de 3 milhões de usuários em 2020 a partir de 4 de maio.

Cerca da metade desses novos usuários foram investidores iniciantes, de acordo com a empresa.

Em 8 de junho, as visitas na plataforma Robinhood aumentaram 332% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da SimilarWeb.

Isso é mais do que o dobro da taxa de crescimento que o próximo concorrente mais próximo de Robinhood no setor de gerenciamento de patrimônio.

Brewster lembrou que Kearns amava a tecnologia e estava super interessado em computadores, mesmo em tenra idade.

"A tecnologia não o matou. Mas a supervisão das pessoas e a construção de uma interface tecnológica o colocaram em uma espiral emocional de que ele nunca poderia se recuperar".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.