Warren Buffett, de 90 anos, já tem substituto na Berkshire Hathaway (BERK34). O provável sucessor como CEO é Greg Abel.

A sutil revelação ocorreu durante a reunião anual da empresa no último final de semana.

Ao ser questionado se a empresa seria muito complexa de administrar, o vice-presidente da Berkshire, Charlie Munger, 97, fez um comentário que deixou os investidores em alerta:

“Greg manterá a cultura”.

A fala foi o suficiente para dar uma pista sobre uma dúvida que paira sobre a companhia há anos: quem substituirá Buffett quando ele não estiver mais no comando?

Para muitos, isso sinalizou que o cargo principal irá para o vice-presidente Greg Abel.

“Os diretores concordam que, se algo acontecesse comigo esta noite, seria Greg quem assumiria amanhã de manhã”, afirmou Buffett.

A informação foi confirmada pela CNBC.

Abel tem 59 anos e dirige todas as operações não seguradoras da Berkshire.

Desde que assumiu uma das vice-presidências em 2018, junto a Ajit Jain, de 69 anos, que lidera as operações de seguros, Abel se mostra como um dos principais candidatos para um dia assumir o cargo de Buffett.

Buffet elogiou Abel e Jain que apareceram ao lado do atual CEO Warren Buffett, e de seu braço direito, Charlie Munger, na reunião anual da empresa no sábado.

Já se sabia que um plano de sucessão fora traçado pelo conselho, mas isso nunca fora oficialmente divulgado.

A questão de quem assumiria depois de Buffett tem sido fonte de especulação por mais de 15 anos. O megainvestidor vai comemorar seu 91º aniversário em agosto.

Durante anos, presumiu-se que o sucessor de Buffett seria David Sokol, que dirigia a MidAmerican Energy, agora chamada Berkshire Hathaway Energy, e a NetJets para a Berkshire. 

Porém, Sokol deixou a Berkshire em 2011 depois que foi divulgado que ele havia adquirido uma participação de US$ 10 milhões na empresa química Lubrizol pouco antes de recomendar a compra da empresa pela Berkshire.

Para Buffett e Munger, a definição de um nome é uma prática comum do Conselho da empresa.

“Na Berkshire, sempre tivemos um acordo basicamente unânime sobre quem deveria assumir no dia seguinte”, disse Buffett salientando que o mundo apenas está mais atento a este fato agora.

Quem é Greg Abel

Abel é vice-presidente de operações não relacionadas a seguros da Berkshire Hathaway e dirige os negócios de energia do conglomerado. 

No comando da Berkshire Hathaway Energy desde 2008, ele diversificou e transformou o que começou como uma concessionária de energia elétrica do meio-oeste em um conglomerado de energia a gás natural, eólica, solar e geotérmica. 

Canadense, Abel se formou na Universidade de Alberta e já foi apelidado de "Oráculo de Edmonton" pelo Globe and Mail.