O que é Stock Picking?

Este é mais um conceito indispensável para quem deseja saber como obter maior rentabilidade na área de ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De fato, em todos os fundos cuja política é investir em ações, será realizado o processo de seleção de ações. Além disso, grandes nomes do mercado financeiro, como Warren Buffett, também são muito bons nessa abordagem.

Basicamente, a seleção de ações é uma técnica que envolve a aquisição de ações de empresas com maior probabilidade de ultrapassar a média esperada do nível médio do mercado acionário, conforme indicado por índices de ações e benchmarks da bolsa de valores (como o Ibovespa).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Quando os investidores escolhem ações, as ações da empresa que procuram comprar têm duas características principais: grande potencial de valorização e baixo risco. (Indicado por solidez, consistência financeira, entre outros fatores).

A melhor estratégia de seleção de estoque usa alguns critérios básicos para selecionar os papéis a serem selecionados. Esses padrões incluem: a qualidade da empresa e seu preço de mercado, praticado em bolsa.

Como funciona o Stock Picking?

Alguns indicadores financeiros são extraídos das demonstrações financeiras da empresa e, portanto, não têm nada a ver com os preços das ações. No entanto, os preços das ações podem ser afetados pelo desempenho desses indicadores.

Observando e definindo as características das empresas de alta qualidade, coletamos informações, como o valor que a empresa deve receber e pagar no curto, médio e longo prazo.

Na verdade, essas empresas de qualidade costumam estar localizadas em setores que têm ou estão ganhando posição de destaque no mercado e, devido às diferenças em seus negócios, costumam estar bem integradas.

Portanto, como um stock picker de ações vê algumas oportunidades na bolsa de valores, sua carteira de ações pode variar muito.

Em geral, seu objetivo é ir além do mercado e avaliar seu próprio patrimônio encontrando uma boa diversificação.

É importante sempre entender essas questões antes de investir. As instituições financeiras e empresas de TI geralmente estão no topo da lista.

Esta seleção deve ser sempre refeita. As empresas que estão em uma boa posição hoje podem ser diferentes amanhã. O mercado está mudando e o potencial de crescimento dos negócios também.

Para fazer um bom investimento, você precisa equilibrar duas coisas: um bom preço das ações e o potencial de crescimento. Além disso, é necessário encontrar um equilíbrio entre essas duas características.

Por exemplo, uma ação pode ter grande potencial e o valor do ativo pode ser alto. Portanto, o investimento pode não valer a pena.

Isso porque com o mesmo investimento, você pode investir em outro ativo com um preço menor e com o mesmo potencial de crescimento.

Para saber se você está indo na direção certa, é preciso sempre lembrar o preço das ações e seu potencial de crescimento. O melhor investimento equilibra isso.

Quais são as vantagens dessa técnica?

O stock picking é uma técnica que oferece inúmeras vantagens aos investidores. Sem dúvida, a primeira é que é possível encontrar empresas com grande potencial de valorização, principalmente empresas que estão acima da média do mercado.

Investir em empresas sólidas, especialmente quando o objetivo é obter resultados de longo prazo, deve ser um pré-requisito indispensável para os investidores.

Porém, para garantir um maior nível de segurança, a maior parte dos recursos deve estar concentrada em empresas confiáveis ​​e com expectativa de crescimento.

Essa tecnologia permite reduzi-los muito, afinal, você vai lidar com empresas que têm uma certa força de mercado, e mesmo na crise ou dificuldades financeiras relacionadas às atividades que desenvolvem, haverá mais oportunidades de se recuperar rapidamente.