O que é uma Startup?

Uma Startup é uma empresa fundada por um ou mais empreendedores para desenvolver um produto ou serviço exclusivo e colocá-lo no mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por sua natureza, um Startup típico tende a ser uma operação apertada, com financiamento inicial dos fundadores ou de seus amigos e familiares.

O primeiro desafio para um startup é provar a validade do conceito para potenciais credores e investidores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

As Startups são sempre propostas arriscadas, mas os investidores em potencial têm várias abordagens para determinar seu valor.

Como funciona uma Startup?

Uma das primeiras tarefas da startup é levantar uma quantia substancial de dinheiro para desenvolver ainda mais o produto.

Para fazer isso, eles precisam apresentar um argumento forte, se não um protótipo, que apoie sua afirmação de que sua ideia é realmente nova ou uma grande melhoria para algo no mercado.

Embora a grande maioria das Startups falham, alguns dos empreendedores mais bem-sucedidos da história criaram startups como a Microsoft (fundada por Bill Gates), a Ford Motors (fundada por Henry Ford) e o McDonald 's (fundado por Ray Kroc). 

Fases da Startup

Nos estágios iniciais, as empresas iniciantes têm pouca ou nenhuma receita entrando. Elas têm uma ideia que eles precisam desenvolver, testar e comercializar.

Isso exige um dinheiro considerável, e os proprietários de Startups têm várias fontes potenciais para explorar.

As fontes tradicionais de financiamento incluem empréstimos para pequenas empresas de bancos ou associações de crédito, empréstimos patrocinados pelo governo, de bancos locais e doações feitas por organizações sem fins lucrativos e governos estaduais.

As chamadas incubadoras, frequentemente associadas a escolas de negócios e outras organizações sem fins lucrativos, fornecem orientação, espaço de escritório e financiamento inicial para startups.

Os capitalistas de risco e investidores-anjo procuram ativamente Startups promissoras para financiar em troca de uma participação na empresa assim que ela decolar.

As Startups não têm história e menos lucro para mostrar. Isso torna arriscado investir neles.

Se uma ideia parece ter mérito, os investidores em potencial podem usar qualquer uma das várias abordagens para estimar quanto dinheiro seria necessário para colocá-la em prática.

A abordagem de custo para duplicar considera as despesas que a empresa já incorreu para desenvolver seu produto ou serviço e adquirir ativos físicos. 

Este método de avaliação não considera o potencial futuro da empresa ou ativos intangíveis.

A abordagem de mercado considera os custos de aquisição de empresas semelhantes no passado recente. Essa abordagem pode ser frustrada se a ideia de inicialização for realmente única.

A abordagem do estágio de desenvolvimento atribui uma gama maior de valor potencial a uma Startup que está mais desenvolvida.

Mesmo que não seja lucrativo, uma Startup que tem um site e pode mostrar algumas vendas e tráfego provavelmente obterá uma avaliação mais alta do que uma que simplesmente tem uma ideia interessante.

Como as Startups têm uma alta taxa de insucesso, os investidores em potencial consideram a experiência da equipe de gerenciamento, bem como a ideia. Mesmo os investidores anjos não investem dinheiro que não podem perder.

Em um nível superior, uma Startup funciona como qualquer outra empresa. Um grupo de funcionários trabalha em conjunto para criar um produto que os clientes comprem.

O que distingue uma Startup de outras empresas, no entanto, é a maneira como uma Startup faz isso.

As empresas regulares duplicam o que foi feito antes. O proprietário de um restaurante em potencial pode franquear um restaurante existente. 

Ou seja, eles funcionam a partir de um modelo existente de como uma empresa deve funcionar. Um Startup, por outro lado, visa criar um modelo totalmente novo.