O que é um Stakeholder?

Um stakeholder é uma parte que tem interesse em uma empresa e pode afetar ou ser afetada pelo negócio.

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Os principais interessados ​​em uma empresa típica são seus investidores, funcionários, clientes e fornecedores.

No entanto, com a crescente atenção à responsabilidade social corporativa, o conceito foi estendido para incluir comunidades, governos e associações comerciais.

Os típicos stakeholders são investidores, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, governos ou associações comerciais. Já os stakeholders de uma entidade podem ser internos ou externos à organização.

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Exemplos de Stakeholders

Stakeholders internos são pessoas cujo interesse em uma empresa vem por meio de um relacionamento direto, como emprego, propriedade ou investimento.

Investidores são stakeholders internos que são significativamente impactados pelas preocupações associadas e seu desempenho.

Se, por exemplo, uma empresa de capital de risco decidir investir $5 milhões em um startup de tecnologia em troca de 10% do patrimônio líquido e influência significativa, a empresa se torna um stakeholder interno da startup.

O retorno sobre o investimento da empresa de capital de risco depende do sucesso ou fracasso da startup, o que significa que a empresa tem um interesse adquirido.

Já os stakeholders externos são aqueles que não trabalham diretamente com uma empresa, mas são afetados de alguma forma pelas ações e resultados do negócio. Fornecedores, credores e grupos públicos são considerados partes interessadas externas.

Os stakeholders externos, ao contrário dos internos, não têm um relacionamento direto com a empresa. Em vez disso, uma parte interessada externa é normalmente uma pessoa ou organização afetada pelas operações do negócio.

Quando uma empresa ultrapassa o limite permitido de emissões de carbono, por exemplo, a cidade em que a empresa está localizada é considerada um stakeholder externo porque é afetada pelo aumento da poluição.

Por outro lado, os stakeholders externos às vezes também podem ter um efeito direto sobre uma empresa sem um vínculo claro com ela. O governo, por exemplo, é um stakeholder externo.

Quando o governo inicia mudanças na política de emissões de carbono, a decisão afeta as operações de negócios de qualquer entidade com níveis elevados de carbono.

Qual a importância e os problemas dos Stakeholders?

Um problema comum que surge para empresas com vários stakeholders é que os vários interesses podem não estar alinhados.

Na verdade, os interesses podem estar em conflito direto. Por exemplo, o objetivo principal de uma empresa, da perspectiva de seus acionistas, é maximizar os lucros e aumentar o valor para o acionista.

Uma vez que os custos de mão de obra são inevitáveis ​​para a maioria das empresas, uma empresa pode procurar manter esses custos sob controle rígido. Isso provavelmente incomoda outro grupo de interessados, seus funcionários.

As empresas mais eficientes administram com sucesso os interesses e expectativas de todos os seus stakeholders.

Os stakeholders são importantes por uma série de razões. Para as partes interessadas internas, eles são importantes porque as operações da empresa dependem de sua capacidade de trabalhar em conjunto para os objetivos da empresa.

As partes interessadas externas, por outro lado, podem afetar os negócios indiretamente.

Por exemplo, os clientes podem mudar seus hábitos de compra, os fornecedores podem mudar suas práticas de fabricação e distribuição e os governos podem modificar as leis e regulamentações.

Em última análise, gerenciar relacionamentos com os stakeholders internos e externos é a chave para o sucesso de longo prazo de uma empresa.