A S&P Global cortou suas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2022, de 2,9% a 2,7%, e em 2023, de 2,9% a 2,6%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo a instituição, a redução no ano atual reflete o desempenho “mais fraco” da economia dos Estados Unidos no primeiro semestre, enquanto que a revisão para 2023 se deu pela perspectiva de condições financeiras mais apertadas, à medida que a maioria dos principais bancos centrais do mundo sobe juros para conter a escalada da inflação.

A agência projeta crescimento de 1,4% do PIB americano em 2022, e 1,3% em 2023.

Para a zona do euro, a previsão é de alta de 2,5% em 2022, antes de desacelerar para 1,2% no ano seguinte. Já o PIB chinês deve crescer 4,0% em 2022 e 5,2% ano que vem.

Há chance entre 40% e 50% de que as maiores economias do mundo entrem em recessão, segundo a S&P Global.

Em um ambiente de custos de financiamento mais altos, investidores devem se mover para ativos seguros e, desta forma, fortalecer o dólar e colocar os mercados de países emergentes sob pressão, prevê a S&P Global.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

A agência ainda destaca que o setor imobiliário sofrerá mais com o aumento dos juros, uma vez que os preços mais elevados vão reduzir a demanda e provocar um reajuste severo neste mercado.

Já em relação à inflação, a projeção é de que os preços globais subam 7,3% em 2022, antes de desacelerar para alta de 4,2% em 2023 e 2,7% em 2024.

Segundo a S&P Global, preços de commodities começaram a cair e devem estender este movimento, puxado pelo fortalecimento do dólar diante da alta de juros do Federal Reserve (Fed).

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: InfoMoney.