A Shell e a Gerdau (GGBR4) fecharam um acordo vinculante para a formação de uma joint venture, com participação igualitária das duas empresas no negócio, para desenvolvimento, construção e operação de um novo parque solar no Estado de Minas Gerais, a ser construído em 2023.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O acordo, que ainda depende de aprovação das autoridades regulatória e concorrencial brasileira, estabelece as premissas para a geração e contratação de longo prazo para a aquisição de energia limpa.

Segundo nota divulgada nesta segunda-feira pela Shell, o parque, que deverá ter capacidade instalada de aproximadamente 260 MWp, fornecerá 50% do volume produzido para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução, e a outra metade será negociada no mercado livre por meio da Shell Energy Brasil, a comercializadora de energia da Shell.

A parceria poderá viabilizar o desenvolvimento de aproximadamente um terço da capacidade total do parque solar.

A Shell seguirá buscando outros clientes de longo prazo - como autoprodutores, por exemplo - para endereçar o volume remanescente do complexo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"A iniciativa com a Gerdau está alinhada à estratégia global do Grupo Shell de oferecer soluções de energia limpa a clientes e avançar na descarbonização, representando mais um importante investimento na jornada pela transição energética", diz a Shell.

Em 2021, o Grupo Shell firmou publicamente o compromisso global de atingir emissões líquidas zero até 2050, com a meta complementar de redução de emissões absolutas em 50% até 2030 em comparação a 2016.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Para a Gerdau, a iniciativa também está alinhada ao compromisso da empresa de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 de seu inventário, para 0,83 t de CO2e por tonelada de aço, valor 50% inferior à média global da indústria do aço.

"Hoje, a empresa (Gerdau) possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO2e), de 0,93 t de CO2e por tonelada de aço, quando comparada com a média global do setor, de 1,89 t de CO2e por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 divulgados pela World Steel Association (worldsteel)"

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Gerdau do Terceiro Trimestre 2021

resultado da Gerdau do terceiro trimestre de 2021 (3t21), divulgado no em 27 de outubro, apresentou um lucro líquido de R$ 5,6 bilhões no 3t21, uma alta de 604% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Ebitda da Gerdau atingiu R$ 7,0 bilhões no 3t21, apresentando crescimento de 228% na comparação com o 3t20.

margem Ebitda da Gerdau totalizou 32,9% no 3t21, apresentando crescimento de 15,4 ponto percentual na comparação com o 3t20. 

Margem bruta da Gerdau atingiu 30,1% no 3t21, apresentando crescimento de 16,2 ponto percentual na comparaçã

As ações da Gerdau (GGBR4) acumularam alta de 4,04% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 38,34% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.