Quem queria usar as corretoras para não ter seu dinheiro nas mãos de um grande grupo financeiro está tendo de rever os conceitos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Símbolos da fuga do domínio dos bancos tradicionais, as corretoras independentes atraíram investidores que buscavam uma gestão mais personalizada de seu dinheiro.

No entanto, com a onda de fusões e aquisições que tomou recentemente esse mercado, a maioria das marcas hoje está concentrada nas mãos de gigantes como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), XP e BTG (BPAC11).

Só neste primeiro mês de 2022, os exemplos de aquisições de marcas menores por gigantes já incluem a compra do controle da corretora digital Ideal pelo Itaú Unibanco, em um negócio de R$ 650 milhões; a incorporação do banco Modal pela XP, em uma troca de ações; e a compra de carteira de clientes da Planner pelo BTG Pactual.

Na maioria dos casos, as operações são mantidas separadas - assim, quem tem algum tipo de rejeição às principais marcas, pode se contentar com outra operação do mesmo grupo.

O aquecimento desse mercado não deve arrefecer nos próximos meses, pois há mais negociações na mesa, apurou o jornal O Estado de S. Paulo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O período de volatilidade da Bolsa, aliado à alta dos juros - que incentiva investimentos mais conservadores -, de forma geral enfraquece a operação das corretoras.

E é justamente isso que abre o apetite dos grandes grupos para a compra de outras empresas a preços mais convidativos, segundo fontes do setor.

Essa queda dos preços se evidencia no caso do Modal.

O banco, que abriu capital no ano passado, já tinha visto sua ação cair 50% quando a XP anunciou sua aquisição.

 No processo de venda privada, no entanto, o Modal acertou um prêmio de 35% em relação ao preço médio das ações da instituição financeira.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Segundo dados da B3, há hoje no Brasil 49 corretoras certificadas para atuar no mercado, mas o número não reflete o total de empresas independentes.

Desses 49 negócios, pelo menos um terço pertence a grandes grupos - apenas o BTG e a XP já concentram sete marcas.

Ainda fora de grandes grupos estão as corretoras Genial, Ativa e Nova Futura, por exemplo.

Há também a Guide, do grupo chinês Fosun, que anunciou na semana passada a incorporação da carteira de clientes da corretora digital gaúcha Sim;Paul.

Além de muitas corretoras já pertencerem a grandes grupos, muitas ficaram pelo caminho nos últimos anos: na década de 2000, por exemplo, havia nada menos do que 80 empresas do gênero em operação.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Filme Antigo

De certa forma, o movimento das corretoras repete a onda de enxugamento de marcas que se viu no mercado bancário brasileiro a partir dos anos 1990.

E não é um movimento novo: tudo começou, na verdade, ainda em 2008, quando o Bradesco comprou a corretora Ágora - que, na época, tinha um domínio de mercado comparável ao da XP atualmente.

"O mercado bancário no Brasil já é bastante concentrado, e estamos vendo um movimento das grandes corretoras na mesma direção.

 XP, BTG e Nubank têm adquirido empresas menores, diversificado seus portfólios e isso pode provocar, no futuro, um mercado também muito concentrado entre as corretoras", diz o professor da Escola de Economia da FGV Henrique Castro.

"O problema disso seria, para o consumidor, uma perda de concorrência e aumento de preços." Entre as maiores corretoras do País em termos de ativos sob gestão, muitas mudaram de dono nos últimos dois anos.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Além do Modal, figuravam entre as grandes a Easynvest, que foi para o Nubank e já foi rebatizada de Nu Invest; e a Toro, que teve uma fatia relevante vendida ao Santander.

A Warren tenta subir no ranking com negócios como a compra da corretora Renascença; já a Avenue se movimentou ao incorporar a Coin.

Especialista em inovação no mercado financeiro e sócio da consultoria Spiralem, Bruno Diniz acredita que outras aquisições serão anunciadas em breve, mas com foco mais especializado, como a onda das criptomoedas.

"Não tem como negligenciar outras vias de investimento. Se o cliente não achar na plataforma aquilo que quer, ele vai para a concorrência", afirma

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.