O que é SESI?

SESI é a sigla para Serviço Social da Indústria. É uma instituição que atende as indústrias e trabalhadores, oferecendo diversos serviços para apoiar as empresas e seus funcionários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entre os serviços oferecidos podemos citar os cursos de formação profissional, diagnósticos e consultoria.

O SESI tem uma estrutura administrativa bastante ampla e diversa, o que permite atuar em todos os 27 estados do país

A instituição é subordinada à Confederação Nacional da Indústria (CNI), que faz a supervisão e define os moldes da organização.

Vale ressaltar que a CNI também é responsável por outras importantes instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o SESI?

Como a maioria das instituições voltadas para o apoio à indústria e ao comércio, como o SENAI e o SESC, o SESI também surgiu na década de 40, mais especificamente no ano de 1946.

A instituição possui uma organização bem flexível, o que permite adaptar-se às realidades de cada região e oferecer um conjunto de programas e serviços específicos, de acordo com as necessidades locais.

O SESI é uma instituição privada, subordinada às diretrizes do CNI.

Sua administração é feita através do Conselho Nacional do SESI. É esse Conselho quem faz a supervisão das atividades, define os programas e metas a serem cumpridas pelas unidades regionais.

A formação do Conselho Nacional do SESI é composta pelos seguintes atores: 

  • presidente do próprio CNI;
  • presidentes das federações de indústrias de cada estado;
  • representantes do Instituto Nacional da Seguridade Social (o INSS);
  • outros membros ilustres do setor industrial.

Para manter as suas atividades, o SESI é financiado a partir de uma alíquota recolhida junto à folha de pagamento das empresas do setor industrial.

Essa taxa é fixa e é paga por todas as indústrias do país. O seu recolhimento é feito pelo Estado e direcionado à CNI, que distribuirá os recursos entre as instituições, como o SESI, SENAI e IEL.

Serviços oferecidos pelo SESI

No geral, o SESI oferece 18 serviços para apoiar as empresas na gestão da segurança e saúde, na avaliação do ambiente físico de trabalho, na identificação de situações de risco e na criação de medidas de correção.

Esses serviços apresentam uma cobertura ampla e diversa, agindo em cinco frentes principais:

  1. Assistência: Voluntariado; assistência social para grupos vulneráveis; grupos de desenvolvimento da melhor idade etc.
  2. Cultura: Bibliotecas; feiras literárias; mostras de cinema; apresentações de teatro; exposições de artes plásticas etc.
  3. Educação: Ensino infantil, fundamental e médio, além do EJA;
  4. Lazer: Avaliação física; grupos de futebol, ginástica, voleibol, basquete etc.
  5. Saúde: Assistência odontológica; prevenção de doenças; orientação para empresas em saúde ocupacional e prevenção de acidentes de trabalho etc.

Esforços no campo da inovação

Além dessas frentes, o SESI também atua na promoção da inovação, através de nove Centros de Inovação espalhados pelo país.

Os Centros de Inovação do SESI desenvolvem tecnologias para a segurança e saúde na indústria.

O objetivo é ampliar o acesso de empresas e trabalhadores a tecnologias e tendências mais avançadas em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde, além de aumentar a produtividade do trabalhador na indústria.

Cada uma das nove unidades trabalha com diferentes linhas de pesquisa, desenvolvendo soluções que estão disponíveis na Plataforma de Soluções Inovadoras. 

Essa plataforma é um ambiente virtual, onde as empresas podem contratar tecnologias já disponíveis ou enviar desafios para receberem apoio dos centros.

A inovação também está presente nas escolas do SESI, cuja estrutura física e pedagógica permite o foco nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

As escolas contam com uma grade curricular moderna e inovadora, levando aos estudantes educação tecnológica, ensino de robótica, inclusão digital, linguagem de programação e empreendedorismo.

A qualidade do ensino foi comprovada em 2018, quanto as equipes de alunos do SESI foram campeões em torneios de robótica realizados no Brasil, nos EUA e na Europa.