Ser reativo é um erro comum que as pessoas cometem ao lidar com dinheiro, mas a falta de iniciativa financeira pode custar caro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É fácil apertar o botão de pânico sempre que o assunto dinheiro surge ou "deixar a vida te levar", sem nenhum controle financeiro, mas esperar as coisas acontecerem para então reagir e buscar soluções fará mais mal do que bem. 

O perfil reativo reage a partir de uma ação. Ou seja, ele espera atitudes ou circunstâncias para então reagir e buscar soluções necessárias diante da situação. 

Já o proativo antecipa o problema.

Por isso, se você quer mudar o rumo de suas finanças, deixe de ser reativo e seja proativo!

Não espere algo acontecer para tomar as providências. Antes que precise reagir a alguma situação, assuma o controle e se planeje.

Mesmo que tenha sido reativo até aqui e só viveu correndo atrás para consertar o prejuízo, nunca é tarde demais para mudar a forma como você lida com seu dinheiro.

Veja alguns sinais de que está sendo reativo ao lidar com suas finanças e como se tornar proativo:

1. Há uma desconexão entre seus hábitos de consumo e sua renda

A sua renda mensal condiz com seu padrão de vida? Ou você está vivendo acima do que poderia e não sobra dinheiro no final do mês?

Cada real que você ganha deveria aproximá-lo de seus objetivos financeiros. Poupar é a base de qualquer plano financeiro. 

Quando você está na fase de acumulação de patrimônio é comum e recomendado que viva abaixo do que poderia. Assim, consegue economizar mais e investir para a criação de mais dinheiro.

O que acontece é que grande parte das pessoas vive uma vida que não é delas.

Como não controlam o orçamento, não sabem o quanto gastam e vão deixando os dias passar sem nenhum planejamento.

Quando as contas chegam, torcem para conseguir pagar tudo e vivem de passar tudo no crédito sem saber se terão dinheiro para quitar a fatura.

Se você se identificou, está sendo reativo com suas finanças.

Apenas espera as contas chegarem para então correr atrás para ganhar dinheiro e pagá-las.

É o que Robert Kiyosaki chama de "corrida dos ratos", um exercício sem fim e auto-destrutivo de viver de salário em salário.

Como ser proativo:

A melhor coisa a fazer agora é criar e manter um planejamento financeiro.

Veja quanto ganha, quais os seus gastos e onde pode cortar e reduzir custos de modo que destine uma parte para investir.

Experimente viver abaixo do que poderia para recolocar suas finanças em ordem. 

Este é um movimento temporário. Assim que conseguir controlar seu orçamento, pode voltar a fazer o que fazia antes, mas sempre dentro dos seus meios.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Você não tem uma reserva de emergência

Se você está vivendo de salário em salário, provavelmente não tem uma reserva de emergência.

Não possuir uma quantia destinada para imprevistos financeiros é um sinal claro de reatividade. 

Ao invés de se precaver, apenas deixa as coisas acontecerem e, se perder o emprego ou tiver problema médico, aí sim vai pensar no que fazer.

Um obstáculo financeiro inesperado pode virar totalmente sua vida e não apenas afetaria negativamente você, mas também poderia afetar seus entes queridos. 

A reação errada aqui é pensar que não há nada que você possa fazer nesse momento, quando na verdade é preciso que seja feito algo.

Como ser proativo: 

Comece a construir seu fundo de emergência agora. 

Mesmo com pouco dinheiro, uma economia consistente levará você ao objetivo. 

Pode ser difícil se privar de algo agora, mas a tranquilidade e a confiança que um fundo de emergência lhe dará valerão a pena.

3. Você está negligenciando as necessidades de cuidados e manutenção 'para economizar dinheiro'

Ser reativo com suas finanças também envolve negligenciar cuidados médicos.

Se você depende da força do seu trabalho para garantir seu sustento, precisa colocar como uma de suas prioridades a manutenção da sua saúde.

Imagine que se caso algo aconteça que te impeça de trabalhar ou prejudique sua performance, sua renda estará comprometida.

Por isso, check-ups, atividade física e entretenimento não podem ser vistos como gastos, mas sim como investimentos em sua saúde física e mental.

Outro ponto que uma pessoa reativa deixa de lado são revisões e manutenções em eletrodomésticos, carro e casa.

Garantir que tudo esteja em bom estado de conservação pode evitar gastos financeiros maiores. 

No entanto, as tarefas de manutenção geralmente são um dos primeiros itens que as pessoas cortam de seus orçamentos. 

Muitas vezes, quando algo quebra e precisa ser totalmente substituído, se você não tiver uma reserva de emergência, terá que recorrer a um empréstimo com juros altos. 

Como ser proativo: 

Em vez de evitar completamente os custos de manutenção, seja da sua saúde ou de aparelhos, carros e casas, tente realizar o máximo possível dessas tarefas, dentro do possível, em seu orçamento.

Para economizar, vale procurar serviços mais baratos, mas de qualidade. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

4. Você tem uma única fonte de renda

Não dependa apenas de uma fonte de renda. Um dos segredos dos ricos é diversificar e desenvolver múltiplos fluxos de renda. 

Tanto uma atividade paralela, quanto um imóvel alugado ou investimentos, trazem mais renda.

A pior coisa a fazer é esperar até precisar de dinheiro extra ou perder o emprego e, então, pensar em construir outras fontes de renda. 

Esperar para pensar em encontrar outras fontes de renda depois de perder o emprego é uma atitude reativa e o colocará em uma posição em que o tempo não está do seu lado.

Como ser proativo: 

Ser proativo é criar outro fluxo de renda agora, mesmo que seja pequeno. 

Você estará mais seguro financeiramente e pronto para responder de forma eficaz a qualquer situação financeira que surja em seu caminho. 

Ao lidar com seu dinheiro e pensar no futuro, ser proativo em vez de reativo, pode economizar dinheiro e ajudá-lo a ter mais segurança financeira.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.