Crescendo lado a lado com o comércio eletrônico, mas fora do olhar do grande público, a empresa de logística Sequoia (SEQL3) praticamente dobrou de tamanho em 2020, quando a pandemia acelerou a digitalização do brasileiro, que passou, cada vez mais, a receber suas compras em casa.

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De olho em expansão, a empresa já fez quatro aquisições desde outubro, quando abriu seu capital, e mais oito ativos estão sendo analisados.

O desempenho da Sequoia, especializada em atender o e-commerce de grandes empresas, como Magazine Luiza (MGLU3), Mercado Livre e Amazon, tem chamado atenção de investidores e se reflete no preço da ação, que mais do que dobrou desde a oferta inicial de ações (IPO).

O diretor financeiro da Sequoia, Fernando Stucchi, conta que um dos desafios da empresa tem sido atrair mais pessoas físicas para sua base de acionistas, grupo que cresce a cada dia na Bolsa brasileira, impelido pelo juro baixo e busca por rentabilidade.

"Estamos trabalhando para a construção da marca Sequoia com o mercado, para se tornar mais conhecida. Semanalmente estamos com reuniões com bancos e plataformas", disse.

Com o desafio de ser conhecida por um público mesmo não tendo sua marca vista no dia a dia, como ocorre como uma empresa de varejo, por exemplo, aos poucos o trabalho da companhia vem rendendo frutos.

De mil pessoas físicas investidoras da companhia no IPO, o número está hoje em 7 mil.

Essa atração de mais investidores também se dará pelo crescimento que vem sendo reportado trimestre a trimestre, acredita o executivo.

Apenas em 2020, o faturamento saltou 89%, encostando no marco de R$ 1 bilhão. A quantidade de pedidos no ano subiu 57%, para 41,3 milhões. 

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Aquisições 

A Sequoia saiu do IPO com uma promessa de realizar 12 aquisições. Em pouco espaço de tempo, quatro já foram feitas: a Direcional e a Prime, focadas no segmento de e-commerce de produtos grandes, a logtech Frenet e, nesta semana, a Plimor, a décima aquisição desde a fundação da Sequoia, em 2010.

"O crescimento inorgânico por meio de fusões e aquisições é uma vertical importante de crescimento. E essa via também ajuda a expansão orgânica, com a chegada de novos clientes", explica o executivo.

Quando anunciou a oferta pública inicial de ações na B3, a Bolsa de São Paulo, a Sequoia informou que usaria metade do valor captado (R$ 1 bilhão) em aquisições e caminha para cumprir o prometido.

Dentre as oportunidades está também contemplado o setor de tecnologia, visto que, cada vez mais a empresa se torna uma companhia mais "tech", comenta o executivo.

Com isso, a empresa começa agora a fazer um novo movimento, de ir atrás de startups para aquisições.

"No mercado tem crescido cada vez mais o número de startups que complementam nossa cadeias de alvo de aquisições", diz Stucchi. Ritmo Antes do IPO, o ritmo de aquisições era outro.

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A empresa já tinha comprado a TexLog e a NowlogTransportadora Americana (TA), ambas em 2018, e a Transportadora Americana (TA), em 2020, além de outras três antes dessas.

"O IPO acelerou esse processo", comenta. "Acreditamos que a Sequoia ainda tem espaço para continuar consolidando o setor por meio de aquisições cumulativas."

"A Sequoia fez aquisições que permitiram à empresa diversificar sua carteira de clientes e expandir sua presença geográfica e ofertas de serviços no Brasil", afirmaram os analistas do Santander, Lucas Barbosa e Rubén López Romero, em relatório recente.

As oportunidades no mercado para aquisição, segundo o diretor financeiro da empresa de logística são inúmeras, dado que esse mercado ainda é muito pulverizado, o que abre espaço para um amplo movimento de consolidação.

Para se ter uma ideia, os 30 principais players têm entre 10% e 12% de participação do mercado, o que deixa clara a pulverização.

"A ideia é continuar melhorando o serviço ao cliente final. Antes, a preocupação era preço (de entrega), agora é o tempo."

"Quando o tempo de entrega deixar de ser um diferencial, o preço voltará ao foco", diz o executivo.

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Resultado da Sequoia Logística e Transportes no Quarto Trimestre de 2020

O resultado da Sequoia Logística e Transportes (SEQL3) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 25 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 30,7 milhões no 4t20, uma alta de 144% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Sequoia atingiu R$ 37,9 milhões no 4t20, apresentando crescimento de 52,1% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda da Sequoia totalizou 11% no 4t20, apresentando retração de 4,1 ponto percentual na comparação com o 4t19. 

A Margem líquida da Sequoia atingiu 5,1% no 4t20, apresentando crescimento de 1,5 ponto percentual na comparação com o 4t19.

As ações da Sequoia Logística e Transportes (SEQL3) acumulam queda de 0,42% na bolsa de valores nos últimos 7 dias.

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Fonte: Estadão Conteúdo.