Alcançar o sucesso e tomar decisões difíceis estão diretamente relacionados, na maioria das ocasiões. Então, qual é a melhor maneira ética de tomar decisões de sucesso em tempos difíceis?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa pergunta foi feita por um aluno ao bilionário Warren Buffett em uma sessão de perguntas e respostas em 2005 com Bill Gates, na Universidade de Nebraska-Lincoln.

Sendo um dos grandes investidores de sucesso que compartilha sua sabedoria além do mundo dos investimentos, Buffett revelou como costuma tomar suas decisões mais difíceis, como relembrou CNBC Make It.

Se você já acompanha as recomendações do megainvestidor para investir melhor na bolsa de valores, é hora de aprender também sobre ética e reputação nos negócios.

E se você busca nos conselhos do bilionário dicas para alcançar a independência financeira, com certeza poderá aproveitar este ensinamento para tomar decisões futuras.

Então, você está pronto para descobrir o segredo de Warren Buffett para tomar decisões difíceis?

Leia até o final para saber porque o CEO da Berkshire Hathaway considera que “tudo se resume à reputação”.

Importância da Reputação

Ao responder a pergunta do aluno em 2005, Warren Buffett ressaltou que integridade e ética são essenciais para construir uma reputação sólida e positiva.

Esses fatores são ainda mais importantes quando o megainvestidor destaca que as decisões são resumidas na reputação.

Além disso, ética e integridade também indicam confiança e adesão a elevados padrões morais.

Por isso, Buffett explica a necessidade de cuidar da reputação: “Temos todo o dinheiro de que precisamos”, disse, referindo-se a si mesmo e a Gates

“Embora queiramos ter mais, podemos perder dinheiro. Mas não podemos perder a reputação. Nem uma parte sequer. ”

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Tomada de Decisão na Berkshire Hathaway

Você pode imaginar que não é uma tarefa fácil gerenciar os 360 mil funcionários da Berkshire Hathaway e garantir que todos os gestores estejam tomando decisões de sucesso e éticas.

Para simplificar essa administração de tomada de decisão, Warren Buffett, como CEO da companhia, tem uma estratégia inteligente para isso:

“Peço aos líderes que julguem cada decisão que tomam - não apenas pelos padrões legais, que obviamente são o primeiro teste - mas também pelo que chamo de teste do jornal.

Se um gestor da Berkshire expressa incerteza, Buffett pergunta então como eles se sentiriam a respeito de tal decisão se soubessem que seria publicada no dia seguinte no jornal local”.

O bilionário explica aos líderes que o artigo seria “escrito por um repórter inteligente, mas bastante hostil” e seria lido por sua família, amigos e vizinhos.

Assim, Buffett revela que “é muito simples”. “Se a decisão passar no teste, está tudo bem. Se essa ação puder ser interpretada de forma equivocada, está fora.”

Sendo o líder inspirador que é, Buffett contou que os gestores da Berkshire têm liberdade para ligar para ele se quiserem verificar alguma coisa.

“Mas se eles ligarem, provavelmente há algo errado com suas decisões”, brincou o bilionário.

Como Atingir a Medida de Sucesso

A reputação é importante, mas Warren Buffett também enfatizou outra lição importante: “Embora desejemos ser admirados por nossos colegas, nunca devemos comprometer nossos próprios princípios.

“Recebi muitos bons conselhos do meu pai”, relembrou o investidor mais rico de todos.

“Ele me ensinou que é mais importante o que está como prioridade nas suas métricas internas do que em suas métricas externas de desempenho”, contou Buffett.

“Algumas pessoas chegam a uma posição em que pensam o tempo todo o que o mundo vai pensar disso ou daquilo, em vez do que eles próprios vão pensar sobre isso”, comentou.

A métrica interna (scorecard interno) refere-se a viver de acordo com valores que são importantes para você.

Já o scorecard externo se refere ao que pode ser medido por aqueles ao seu redor.

Segundo Buffett, “no final das contas, se você conseguir encontrar paz e conforto com sua métrica interna, você terá uma vida feliz”.

Entretanto, o megainvestidor sabe que “as pessoas geralmente se preocupam apenas em atingir os padrões estabelecidos por scorecard externo”.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Como Warren Buffett Toma Decisões

Além de realizar testes sobre reputação, Warren Buffett também pratica o que prega sobre tomar decisões respeitando seus princípios.

Guy Spier, um investidor que ganhou um almoço de caridade com Buffett, escreveu sobre o senso de excelência moral de Buffett:

“Uma das características que definem Buffett é que ele claramente vive de acordo com sua própria métrica interna”, escreveu Spier.

“Isso não significa apenas que ele faz o que é certo, mas que faz o que é certo de acordo com seus princípios, comentou.

Como o investidor observou durante seu almoço com Buffett: “Não há nada falso ou forçado sobre ele. Ele não vê razão para comprometer seus padrões ou violar suas crenças”.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Além de saber como tomar decisões como Warren Buffett, agora você também pode descobrir os “10 Passos para Se Tornar Um Milionário”.

E para ajudar você a começar seu caminho rumo à independência financeira através de investimentos, baixe gratuitamente o livro digital "Como Começar a Investir do Zero". 

Mas se você já investe e gostaria de ter retornos como Warren Buffett, faça um teste online de perfil de investidor, receba uma sugestão de carteira e entre na jornada dos milionários.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.