A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) emitiu uma nova intimação à Tesla (TSLA34) depois que o CEO Elon Musk perguntou aos seguidores do Twitter se ele deveria vender 10% de suas ações da fabricante de carros elétricos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A intimação foi emitida em 16 de novembro, 10 dias após a pesquisa de Musk no Twitter, revelou o documento financeiro da empresa na segunda-feira.

Na época, o bilionário questionou seus milhões de seguidores se ele deveria vender 10% de sua participação na Tesla. A maioria votou "sim". 

Elon Musk realmente se desfez das ações, que já faziam parte de um plano adotado em setembro do ano passado.

Agora, o regulador financeiro está tentando determinar se Elon Musk e a fabricante de carros elétricos cumpriram um acordo de 2018 e sua alteração subsequente.

Em 2018, a agência federal acusou Musk de fraude depois que ele twittou que tinha “financiamento garantido” para tornar a Tesla privada por US$ 420 por ação. 

O tweet fez as ações da Tesla oscilarem por semanas.

Eventualmente, Musk e Tesla chegaram a um acordo com a SEC, que exigia que ele renunciasse ao cargo de presidente do conselho da Tesla por três anos, e a empresa e o CEO pagassem uma multa de US$ 20 milhões cada.

Uma versão alterada deste acordo em 2019 mostra que Musk concordou com a exigência da SEC que um responsável legal e regulatório da Tesla pré-aprovasse qualquer um dos tweets de Musk contendo qualquer informação sobre a empresa de capital aberto que poderia afetar o preço de suas ações.

O bilionário da Tesla disse ao Financial Times em dezembro que sente que a Tesla foi repetidamente e injustamente alvo da SEC. 

"Pelo que posso ver, eles não fizeram nada para proteger os investidores, pequenos ou grandes, dos vendedores a descoberto de Wall Street", disse ele.

Em 2020, a SEC disse à Tesla duas vezes que violou ordens judiciais sobre o uso do Twitter por Musk.

A Tesla também foi atingida por um processo de investidor em dezembro por causa das postagens de Musk nas redes sociais, incluindo uma sobre a venda de ações que arrastou as ações para 5% mais baixas. 

Musk não divulgou publicamente se seu tweet passou por um advogado da empresa antes de publicá-lo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.