A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) disse na quarta-feira que aprovou uma proposta da New York Stock Exchange (NYSE) para permitir que as empresas levantem capital por meio de listagens diretas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A mudança é um grande avanço para a operadora da bolsa de valores que tem pressionado por uma alternativa às tradicionais ofertas públicas iniciais (IPOs) para as empresas levantarem dinheiro.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Isso ampliará as opções disponíveis para as empresas privadas que desejam abrir capital, mas são receosas sobre o papel desempenhado pelos bancos de investimento no processo de IPO.

“Não estamos tentando substituir o IPO. Estamos tentando criar mais opções para empresas e investidores que buscam acessar os mercados públicos”, disse o vice-presidente e diretor comercial da NYSE, John Tuttle, em entrevista por telefone.

Antes da decisão de quarta-feira, a SEC permitia listagens diretas para empresas que não levantassem capital no processo. Em 2018, o Spotify foi a primeira grande empresa a abrir o capital por meio de uma listagem direta.

Em sua decisão na quarta-feira, a SEC disse acreditar que as mudanças propostas pela NYSE eram consistentes com suas regras e regulamentos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.