A alta da inflação preocupa a aposentadoria dos brasileiros. Não deixe o sonho de se aposentar com tranquilidade se transformar em um pesadelo inflacionário

Atualmente, a inflação é a principal preocupação dos aposentados no Brasil e no mundo.

De acordo com uma pesquisa da Personal Capital e da Kiplinger’s Personal Finance, 77% citaram o declínio do poder de compra como uma grande preocupação, seguido por saúde (74%) e a solidez financeira da Previdência Social (71%).

Isso tem um motivo, já que a expectativa do mercado financeiro para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) disparou para 8,96% em 2021.

No acumulado dos últimos 12 meses até setembro, o indicador acumula alta de 10,25%. Esta é a maior em 27 anos.

A inflação nesse patamar traz consequências diretas para o bolso do brasileiro e para suas perspectivas de longo prazo.

No entanto, existem estratégias para ajudar a proteger sua carteira contra a inflação, dependendo de quão perto você está da aposentadoria.

Quer Investir Melhor? Asssista a Palestra Gratuita "Como Ganhar de R$ 5 mil a R$ 20 mil por Mês com Dividendos".

Melhor proteção para os mais jovens

Para quem ainda está longe da aposentadoria, uma das melhores maneiras de proteger seu dinheiro da inflação é investir em ações.

Para Warren Buffett, em período de alta inflação, os investidores precisam apostar na compra de ações que não sofram grandes impactos com os aumento dos preços.

O renomado autor do livro "Investindo em Ações no Longo Prazo", Jeremy Siegel, concorda que ações são ativos reais definitivos e, portanto, são os melhores investimentos para lidar com um ambiente inflacionário.

Ações de boas empresas têm a capacidade de repassar o aumento dos preços nos produtos. Com isso, a receita, o valor de mercado e também o preço das ações tendem a crescer.

Por se tratar de um investimento em renda variável, não é possível garantir que o investimento em ações renda necessariamente acima da inflação no curto prazo.

Porém, ao escolher boas ações, a tendência é que no longo prazo proteja seu dinheiro das altas nos preços.

Para o consultor financeiro da Morningstar, a maior parte de sua carteira de aposentadoria deve estar em ações quando você tiver menos de 50 anos, disse ele à CNBC.

“Isso deve ajudá-lo a se defender contra a alta dos preços e a continuar crescendo acima da inflação”.

A maior inflação traz consequências não só para o bolso do consumidor, com a desvalorização da moeda e a alta dos preços de bens e serviços, mas também alguns prejuízos à economia e à sociedade, com redução do crescimento da economia e menos empregos.

Por isso, não podemos esquecer da reserva de emergência.

Você deve ter economias líquidas para cobrir cerca de três meses a seis meses de despesas no caso de uma emergência.

Proteção para quem está perto da aposentadoria

Conforme a aposentadoria se aproxima, é mais prudente começar a mover um pouco mais de seu portfólio para ativos mais seguros, como renda fixa. Afinal, você não quer mais correr grandes riscos.

Um investimento de renda fixa para aposentadoria bastante utilizado é o Tesouro IPCA+

Esse título do Tesouro Direto oferece proteção contra a inflação, já que irá render a variação do IPCA + um percentual fixo desde que mantenha até o vencimento.

Existem diferentes títulos do Tesouro IPCA, basta identificar aquele que o prazo do título atende às suas necessidades.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Para quem já está aposentado

Para quem já se aposentou, a sugestão para proteger o dinheiro da inflação é manter parte da carteira em títulos do tesouro IPCA com juros semestrais.

Esse tipo de investimento paga juros a cada seis meses e você usá-lo para ajudar a pagar suas contas.

Você também pode olhar para outras categorias e continuar investido em ações.

Tudo vai depender de seu patrimônio total e de quanto precisa para viver.

O importante é manter seu dinheiro investido. Lembre-se de que, embora precise de renda, você ainda está economizando para os anos posteriores da aposentadoria.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".