O que é sazonalidade?

Sazonalidade é a característica de uma série temporal em que certos tipos de dados sofrem mudanças regulares e previsíveis que se repetem periodicamente. 

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Em outras palavras, qualquer flutuação ou padrão previsível que se repete no período de um ano é considerado sazonal.

A sazonalidade não pode ser confundida com efeitos cíclicos. A diferença entre os dois é que a sazonalidade apresenta um padrão mais definido e previsível do que os ciclos normais.

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Como funciona a sazonalidade?

Sazonalidade refere-se a flutuações periódicas em certas áreas de negócios e ciclos que ocorrem regularmente com base em uma determinada temporada.

Esse tipo de comportamento acomete vários tipos de variáveis distintas, como a demanda do varejo, preço de commodities, meteorologia, entre outras mais.

Em cada setor há um conjunto de fatores específicos que causam a sazonalidade.

Na economia são as condições de oferta e demanda que geram os efeitos de sazonalidade.

Quando um preço é afetado pela sazonalidade ele irá aumentar ou cair mais em certas épocas do ano do que em outras.

Isso é causado ou por aumentos ou quedas periódicos de demanda ou por variações esperadas na oferta.

Por exemplo, o setor varejista tende a experimentar um aumento nas vendas no fim do ano. Isso é esperado principalmente por causa das festas de Natal e Ano Novo.

Enquanto isso, os meses de janeiro e fevereiro costumam ser mais fracos para o comércio.

Como agir frente à sazonalidade?

Conhecer a sazonalidade dos eventos é um fator fundamental para a tomada de decisão de qualquer negócio.

As empresas que entendem a sazonalidade de seus negócios podem prever e planejar seus estoques, a contratação de pessoal e outras decisões.

O objetivo é tentar coincidir certas decisões com a sazonalidade esperada das atividades associadas, reduzindo custos e aumentando a receita.

Sendo assim, o primeiro passo que um empresário deve seguir a esse respeito é identificar a sazonalidade, entendendo amplamente quais são as suas causas. 

A partir do entendimento desse panorama, é possível elaborar um planejamento em que se tenha uma estratégia para lidar com movimentos esperados de aumento e queda de preços

Por exemplo, um agricultor que conhece a sazonalidade dos períodos de chuva e seca consegue programar melhor o plantio dos seus produtos.

O mesmo vale para o pecuarista, que deve programar a criação do seu gado para que seja vendido em períodos sazonais mais favoráveis. 

Já os comerciantes tendem a reforçar seus estoques antes das festas de fim de ano. 

Como muitos comerciantes sabem, é de se esperar que as vendas sejam maiores no quarto trimestre do ano do que nos três primeiros.

Com isso em mente, muitos aproveitam os períodos de baixa para fortalecer os estoques, com preços mais baixos, para serem mais competitivos quando os eventos chaves começarem.

Ajuste sazonal

A sazonalidade é um efeito que deve ser sempre considerado em qualquer análise estatística.

Para lidar com isso é preciso fazer o que se chama de ajuste sazonal.

O ajuste sazonal é uma técnica estatística projetada para equilibrar oscilações periódicas nas estatísticas ou movimentos na oferta e demanda relacionados à mudança das estações. 

Pode, portanto, eliminar componentes sazonais enganosos de uma série de tempo econômica. 

O ajuste sazonal é um método de suavização de dados usado para prever o desempenho econômico ou as vendas da empresa em um determinado período.

Esse artifício também é usado para suavizar séries de crédito, inflação, produção, e outros indicadores macroeconômicos.

Os ajustes sazonais fornecem uma visão mais clara das tendências não sazonais e dos dados cíclicos que, de outra forma, seriam ofuscados pelas diferenças sazonais. 

Esse ajuste permite que economistas e estatísticos entendam melhor as tendências básicas subjacentes em uma determinada série temporal.