Em recente relatório, o banco Santander (SANB11) também alertou que a manutenção da agenda reformista é essencial para o cenário de inflação baixa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No caso de um enfraquecimento dessa agenda, diz o relatório, a inflação poderia sofrer um processo de aceleração similar ao ocorrido em 2009-2016.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

"Sem reformas fiscais e ajustes macroeconômicos, as dificuldades em se cumprir o teto constitucional de gastos podem levar a uma deterioração das perspectivas para dívida pública”.

“Isso contaminaria as expectativas de inflação e outras variáveis macroeconômicas", alertou relatório, assinado pela economista Ana Paula Vescovi, ex-secretária do Tesouro.

Durante esse período, especialmente de 2014 em diante, a inflação acelerou da faixa de 4% a 6% para um pico de quase 11% em 2015-2016, mesmo com uma forte queda do PIB em 2015 e 2016.

No relatório, Ana Paula diz que os desafios da política fiscal brasileira são abundantes, assim como os riscos no radar.

Diante da pressão crescente por mais gastos públicos no próximo ano, o que deverá ganhar força após a inevitável deterioração adicional das condições do mercado de trabalho no curto prazo.

O Banco Santander (SANB11) apresentou seu resultado do primeiro trimestre de 2020 no dia 28 de abril, registrando um lucro líquido de R$ 3,9 bilhões no período.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.