O Santander (SANB11 entrou no mercado de financiamento de imóveis na planta. É o primeiro banco privado a oferecer a linha de crédito, antes disponibilizada apenas pela Caixa e pelo Banco do Brasil (BBAS3).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O novo financiamento começa a ser oferecido em dois empreendimentos de médio padrão da construtora Riva, que faz parte do grupo Direcional.

O foco de futuras parcerias são empreendimentos que se enquadram na faixa 3 do programa habitacional Casa Verde Amarela ou que se enquadram no SBPE.

A nova linha terá condições similares às oferecida pelo banco no financiamento tradicional. Será cobrada uma taxa de juros a partir de 9,49% ao ano mais a Taxa Referencial (TR).

Só poderá ser contratada nos empreendimentos nos quais o Santander firmar a parceria com a incorporadora.

Sandro Gamba, executivo responsável pelos negócios imobiliários do banco, aponta que a principal vantagem do produto é dar previsibilidade ao mutuário e ao incorporador.

"Ele consegue tomar a decisão de compra com todas as informações na mesa.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Sem o financiamento no lançamento, ele fica à deriva de cenários de crédito que podem ser alterados ao longo dos anos até a conclusão da obra.

Caso não consiga aprovar o crédito na entrega do imóvel, precisar realizar o distrato do bem".

Atualmente, por lei, os clientes que desistirem da compra de um imóvel negociado na planta, em regime de patrimônio de afetação, têm direito a receber 50% do valor já dado à construtora como multa para se desfazer do negócio, após dedução antecipada da corretagem.

A devolução dos 50% dos valores será feita apenas depois de 30 dias da emissão do "habite-se".

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

A nova linha de crédito chega em um momento no qual é esperado que a taxa Selic pare de subir.

Ou seja, o mutuário que contrata a linha agora tem probabilidade de contratar uma taxa mais baixa quando a obra for concluída.

Contudo o executivo aponta que há sempre a opção de realizar a portabilidade do financiamento para uma instituição financeira que cobre menos juros.

O produto vem sendo pensado no banco pelo menos desde 2018, quando o banco realizou um projeto piloto em conjunto com a MRV.

"Naquele momento não conseguimos ter as conversões e performance que esperávamos. Remodelamos e reavaliamos as condições", explica Gamba.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Resultado do Santander no Quarto Trimestre de 2021

resultado do Santander (SANB11) no quarto trimestre de 2021 (4t21), divulgado no dia 02 de fevereiro, registrou lucro líquido de R$ 3,9 bilhões no 4T21, apresentando retração de -1,9% na comparação com o mesmo período de 2021.

A margem financeira bruta do Santander totalizou R$ 14,1 bilhões no 4T21, apresentando crescimento de 14,1% na comparação com o 4T20.

Índice de Basiléia do Santander em dezembro de 2021, totalizou 14,9%, apresentando crescimento de 0,6 ponto percentual na comparação com setembro de 2021.

As ações do Santander (SANB11) acumulam alta de 0,61% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 1,66% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Exame.