S&P Global Ratings, uma das três principais agências de classificação de risco do mundo, reafirmou a nota de crédito concedida à Petrobras (PETR4) em “BB” (na escala global), com perspectiva estável, e “AAA” (escala nacional).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em relatório divulgado na sexta-feira (12/1), a agência concedeu uma classificação moderadamente negativa à Petrobras no critério de gestão e governança.

A perspectiva estável de nossas classificações para a Petrobras reflete a perspectiva estável do Brasil, uma vez que a classificação soberana atualmente limita nossas classificações para a empresa”, diz a S&P no relatório.

Em relação à classificação moderadamente negativa em gestão e governança, a agência alerta para fragilidades que podem afetar a solidez de crédito da empresa, em meio a preocupações sobre a eficácia do Conselho de Administração e uma possível interferência do governo na política de preços, o que poderia prejudicar a lucratividade e o fluxo de caixa da companhia.

“O modificador negativo anterior refletia o histórico ainda limitado de lucratividade sólida e baixa alavancagem da Petrobras sob várias administrações, dados os riscos de governança resultantes das indicações do acionista controlador, que nomeia a maioria do Conselho de Administração da empresa”, afirma a S&P.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Em nota, a Petrobras limitou-se a informar que “a agência de classificação de risco S&P reafirmou sua nota de crédito em BB na escala global, com perspectiva estável, e AAA na escala nacional”.

“Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado”, disse a companhia.

Em dezembro do ano passado, a S&P elevou o “rating” da Petrobras de “BB-” para “BB”, com perspectiva estável. A empresa estava classificada como “BB-” desde abril de 2020.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A escala de classificação adotada pela S&P varia de “D” até “AAA”. Quanto mais próximo de “AAA”, mais seguro é considerado o investimento na companhia, segundo a agência.

A partir de “BBB”, a nota de crédito já é considerada grau de investimento, o que indica que se trata de um investimento mais seguro.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Petrobras no Terceiro Trimestre de 2023 

Os resultados da Petrobras (PETR4) referente a suas operações do terceiro trimestre de 2023, foram divulgados no dia 09 de novembro, apresentou um lucro líquido de R$ 26,8 bilhões no 3T23, baixa de -42,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 66,2 bilhões no 3T23, apresentando retração de -27,6% na comparação com o 3T22.

A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 53,0% no 3T23, apresentando retração de -0,7 ponto percentual na comparação com o 3T22.

A margem líquida da Petrobras atingiu 21,4% no 3T23, apresentando retração de -5,8 pontos percentuais na comparação com o 3T22.

As ações da Petrobras (PETR4) acumulam queda de 1,42% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 98,15% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Metropoles.