Existem várias maneiras de construir riqueza, desde fundar uma startup de sucesso até receber uma herança robusta.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para o investidor comum, tornar-se rico normalmente requer uma estratégia de longo prazo. Essa jornada para a riqueza inclui vários componentes, como planejamento, investimentos e bons hábitos financeiros.

Entre os fatores mais importantes na construção de riqueza, o salário é o primeiro, de acordo com 67% dos millennials e da geração Z, descobriu uma pesquisa recente da empresa de serviços financeiros Empower. 

As gerações mais jovens escolheram o salário acima de outros fatores de construção de riqueza, como estar livre de dívidas, estabilidade no emprego e viver abaixo das suas posses.

Embora ganhar um salário alto possa desempenhar um papel importante no aumento da riqueza, isso não o tornará rico por si só. Aqui está o que é necessário para construir seu patrimônio líquido.

Como realmente construir riqueza

O salário por si só diz pouco sobre sua riqueza geral. Um salário alto pode indicar uma melhor posição financeira, mas se você não usar esse dinheiro de maneira eficaz, ele pode não estar contribuindo muito para o seu patrimônio líquido. 

“A verdadeira chave para construir riqueza é quanto desse cheque você retém”, disse Scot Johnson, analista financeiro licenciado e diretor de investimentos da Adell, Harriman and Carpenter Inc., à CNBC Make It.

Parte desse dinheiro você deve sempre manter em uma reserva para emergências, outra, investir em ativos como ações, títulos ou propriedades ajudará seu dinheiro a crescer no longo prazo.

Para não perder seu poder de compra, investir acima da inflação é a saída.

Para resultados alinhados com seus objetivos e expectativas, trabalhar com um consultor de investimentos é um método testado pelo tempo e aprovado por milionários para construir riqueza.

Ter ao seu lado um profissional financeiro sem conflito de interesses oferece a vantagem de proporcionar maior segurança e tranquilidade, além de maiores retornos, de acordo com pesquisas.

Uma carteira montada de acordo com seu perfil e objetivos específicos, realizada por um consultor de confiança permite enfrentar melhor qualquer volatilidade do mercado.

Mesmo que você ainda esteja em estágio inicial de construção de riqueza e/ou não possa economizar muito, é uma boa ideia criar o hábito de investir o que puder. 

O principal conselho para quem está na faixa dos 20 e poucos anos é começar a investir o quanto antes para se beneficiar do poder dos juros compostos, que ocorre quando os juros se acumulam sobre seus retornos e também sobre seu investimento inicial, para que seu dinheiro cresça mais rápido.

Informe o DDD + 9 dígitos