O que é Rolagem?

No mercado financeiro, o termo “rolagem” é usado para diferentes situações e tipos diferentes de operações, sendo seu significado geral o de prorrogar o prazo de algo.

O termo pode ser aplicado no mercado de dívida e derivativos, como opções e contratos futuros.

Vejamos a seguir como funciona a rolagem no mercado financeiro em cada uma dessas situações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Rolagem de dívida

A rolagem de uma dívida se refere ao processo de postergar os prazos de pagamento de uma dívida corrente que é feita por uma empresa.

É muito comum empresas fazerem dívidas de curto prazo para financiar investimentos de longo prazo.

Ainda mais no mercado brasileiro, no qual opções de financiamento de longo prazo são escassas.

A rolagem de dívida também pode ocorrer por motivos indesejados, ou não planejados, como o insucesso de um investimento.

Neste caso, a necessidade de rolagem da dívida ocorre pois a empresa não conseguiu obter resultados financeiros suficientes para pagar seus gastos de financiamento.

Seja qual for a motivação, a rolagem da dívida tem o mesmo tipo de funcionamento.

A rolagem da dívida consiste na prática de emitir novos títulos ou tomar novos empréstimos, cujo prazo de vencimento será mais longo. 

Usando os recursos captados, a empresa paga aqueles títulos e financiamentos que estão prestes a vencer, ou até já venceram. 

Consequentemente, ela terá mais tempo para levantar recursos para o pagamento das novas dívidas, visto que o prazo de vencimento foi prolongado. 

Vale observar que a rolagem da dívida não elimina o nível de endividamento da empresa, mas apenas melhora os prazos para o seu pagamento. 

Esse conceito também vale para a rolagem de dívida pública externa, no qual o governo faz novas dívidas para levantar recursos em moeda estrangeira e pagar os títulos que estão vencendo.

Rolagem de contrato futuro

Um contrato futuro é um acordo de compra e venda entre dois investidores para uma data posterior sendo o preço preestabelecido no momento da contratação. 

Deste modo, uma das partes se compromete em comprar o ativo por um valor previamente definido no dia do vencimento. Já a ponta contrária, precisa efetuar a venda sob as mesmas condições. 

Nesse cenário, se houver uma valorização do objeto até o final do prazo, o comprador obtém lucro. 

Por outro lado, o trader que acredita na queda, precisa realizar a venda para não sofrer grandes prejuízos. 

Vale ressaltar que os preços são ajustados diariamente, com a ponta perdedora pagando a ponta ganhadora. Assim é possível comparar o valor acordado com a cotação do dia.

As operações de rolagem de contrato futuro, também chamadas de spread calendário, consistem na negociação de dois vencimentos para um mesmo contrato futuro

Ela é realizada quando o investidor quer prorrogar sua posição e se prevenir com a possibilidade de mudar a data de vencimento do contrato. 

Ao fazer isso se tem a escolha de liquidar o contrato no prazo mais curto ou o prazo mais longo, o que for mais interessante no momento. 

A rolagem de contrato futuro também pode ser usada por quem deseja operar com a diferença dos preços entre os vencimentos ou mesmo para especulação.

Rolagem de opções

A rolagem de opções funciona de maneira parecida com a de contratos futuros. Esta é uma estratégia que pode ser usada para prorrogar operações financeiras com opções.

Quando um investidor compra opções de uma ação, ele está adquirindo o direito de comprar ou vender aquele ativo a um determinado preço e em uma determinada data de vencimento.

Entretanto, poderá acontecer de, na data de vencimento da opção, o investidor entender que as condições de negociação não são tão interessantes assim.

Se um investidor comprar uma opção de compra (call) e, no momento do vencimento, achar que vale a pena esperar um pouco mais para exercer a compra, poderá vender as opções e comprar outras com prazo de vencimento maior.

Na prática, o que irá acontecer é que o investidor irá desmontar a operação e remontá-la novamente, com um novo prazo de vencimento e valor de exercício.

Caso queira saber mais sobre o mercado de opções, saiba que temos um artigo completo explicando o assunto.