O que é ROL (Return on Learning)?

ROL é a sigla para Return on Learning, cuja tradução é Retorno Sobre o Aprendizado. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse é um conceito usado para mensurar o conhecimento adquirido por uma companhia sobre os diversos aspectos ligados à sua atividade, como os clientes, os concorrentes e o mercado. 

Esse conhecimento, também chamado de “insights”, é composto de dados coletados pelos diversos setores da companhia, e que devem ser processados e transformados em ações práticas e efetivas.

Vejamos um pouco mais sobre como funciona esse conceito.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o ROL?

Dentro da empresa, existem certos setores e colaboradores que apresentam maior probabilidade de gerar insights, apresentando, portanto, um elevado ROL. 

Quando falamos em conhecimento sobre os clientes, estamos nos referindo às equipes de vendas e atendimento ao cliente. 

Já no caso do conhecimento sobre os concorrentes e o mercado, é principalmente a equipe de marketing.

São estes colaboradores e setores que lidam diretamente com certos problemas e, consequentemente, acabam obtendo experiências importantes que podem ser incorporadas na administração.

Dessa forma, os colaboradores da “linha de frente”, que têm mais contato com o mundo fora da empresa, são os principais responsáveis por produzir insights. 

Por isso, é extremamente importante fomentar entre eles (e na organização como um todo) a cultura de aprendizagem.

Quem fica atento ao aprendizado sobre o mercado que cada uma das suas ações gera, tem um futuro mais promissor do que quem só observa os resultados financeiros. 

Cada vez mais o sucesso financeiro virá da sabedoria em relação ao comportamento do cliente e do mercado como um todo.

Como mensurar o ROL?

Ao contrário dos outros indicadores de rendimento, como o ROI, ROE, ROA, ROIC, o ROL não possui uma fórmula definida.

No geral, o ROL é um indicador qualitativo, usado, por exemplo, para testar ou lançar novas ofertas no mercado.

O ROL é relativo à informação acumulada por uma empresa e como esta pode usar desses insights para gerar ações eficazes frente a um determinado mercado.

Entretanto, apesar de não possuir uma fórmula definida, mensurar o ROL é uma tarefa totalmente possível.

Para sabermos quanto um determinado aprendizado gerou de retorno financeiro para uma organização basta mensurar o ganho obtido com o investimento em aprendizado.

O ROL, então, consiste na relação entre o investimento feito em uma determinada ação voltada a desenvolver conhecimento e o retorno financeiro obtido a partir desse conhecimento. 

Para entender melhor, façamos uso de um exemplo.

Imagine que uma empresa ofereça um treinamento de inteligência à equipe de vendas. 

O treinamento permite que esses colaboradores realizem uma análise que leva a identificar abordagens específicas para cada tipo de cliente, no intuito de aumentar a taxa de sucesso nas vendas. 

Nesse caso, o ROL seria a relação entre o custo do treinamento e o aumento potencial no número de vendas da equipe.

Como utilizar o ROL?

Nos tempos atuais, de avanço da internet, é comum ver por aí algumas menções à importância da informação para qualquer empresa que queira ter sucesso em seu mercado.

A informação permite gerar ações mais adequadas, empregar eficientemente os recursos e diminuir as incertezas.

Diante disso, saber colher informações é um trunfo que pode ser usado para vários benefícios. 

Podemos elencar algumas vantagens que o ROL gera para gestores bem antenados às informações:

  • avaliar o que está dando certo e se especializar mais;
  • avaliar o que está dando errado e consertar;
  • antecipar tendências, ficando um passo adiante dos concorrentes;
  • observar mudanças no cenário econômico, e ajustar sua estratégia;
  • encontrar oportunidades para expandir os negócios.

Se o conhecimento é tão poderoso, você precisa ter certeza de que está adquirindo o suficiente. 

Também precisa assegurar que o conhecimento produzido está levando seu negócio na direção certa.

É aí que entra o Retorno Sobre o Aprendizado, como a métrica certa para apontar se os insights gerados estão trazendo bons frutos ou não. 

Se o ROL for muito baixo, duas situações são possíveis: 

  1. ou sua empresa não está focada em conhecimento;
  2. ou o conhecimento tem falhas, é pouco confiável, irrelevante, ou não se converte em ações concretas.

Para avançar frente a esses problemas, o ideal é que uma companhia crie uma cultura organizacional que estimule o aprendizado entre os seus colaboradores.