A Eletrobras (ELET3) anunciou na noite de quarta-feira (24) que o Conselho de Administração da estatal escolheu, por maioria, recomendar Rodrigo Limp Nascimento para ocupar uma vaga em seu colegiado, visando o futuro exercício do cargo de presidente da companhia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O nome dele será deliberado por acionistas em Assembleia Geral Ordinária (AGO) e então, se eleito, elevado ao posto.

Nascimento foi indicado pela União, não tendo sido selecionado pela assessoria Korn & Ferry, contratada para auxiliar a elétrica no processo de escolha do sucessor de Wilson Ferreira Júnior.

"Não obstante, ele foi avaliado e recomendado pelo Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração, entrevistado e aprovado, por maioria, pelo Conselho de Administração, e atende os requisitos legais e de qualificação técnica necessários para o cargo", diz a Eletrobras, em Fato Relevante.

Atualmente, Rodrigo Limp Nascimento ocupa o cargo de Secretário de Energia Elétrica no Ministério de Minas e Energia (MME) e foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre 2018 e 2020.

Ele é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-graduação em direito regulatório e mestrado em economia do setor público pela Universidade de Brasília (UnB).

Tem também MBA em gestão em empresa de energia elétrica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Controvérsia

A indicação de Nascimento ao cargo gerou a renúncia do conselheiro Mauro Gentile Rodrigues Cunha ao colegiado da estatal.

Em manifestação, ele fala que o Conselho da Eletrobras "desviou do processo sucessório com o qual este conselho se comprometeu" ao acatar a indicação da União, desconsiderando a opinião da Korn & Ferry, que não recomendava Rodrigo ao cargo.

"Faço votos para que as sementes de governança plantadas persistam e voltem a florescer, levando a Eletrobras a novos voos para cumprir seu propósito de dar energia para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade", escreveu Gentile.

Resultado da Eletrobras no Quarto Trimestre de 2020

O resultado da Eletrobras (ELET3) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 19 de março, apresentou um lucro líquido de R$ 1,2 bilhão no 4t20, uma baixa de -44% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Eletrobras atingiu R$ 4,5 bilhões no 4t20, apresentando crescimento de 46% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda da Eletrobras totalizou 50% no 4t20, apresentando retração de 24,0 ponto percentual na comparação com o 4t19.

A Margem líquida da Eletrobras atingiu 38,6% no 4t20, apresentando retração de -3,9 ponto percentual na comparação com o 4t19.

As ações da Eletrobras (ELET3) acumulam queda de 2,37% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 107,09% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.