Depois que a Amazon anunciou na sexta-feira que adquiriu a iRobot, a empresa que fabrica os aspiradores Roomba, especialistas em privacidade de dados e pesquisadores antitruste rapidamente alertaram:

A gigante da tecnologia poderia usar a compra para aspirar informações pessoais de dentro das casas dos usuários. 

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Os aspiradores Roomba avançados possuem tecnologia de mapeamento interno que aprende a planta baixa da casa do usuário. 

Os dispositivos também podem "se adaptar e lembrar" de até 10 plantas baixas "para que os usuários possam levar seu robô para outro andar ou uma casa separada, onde o robô reconhecerá sua localização e limpará conforme as instruções", dizem os comunicados de imprensa da iRobot

Alguns modelos possuem câmeras de baixa resolução para evitar obstáculos e auxiliar no mapeamento.

O acordo gerou preocupações de especialistas ouvidos pelo Insider e de pessoas que não compram um Roomba para tê-lo "espionando o layout de sua casa".

"As pessoas tendem a pensar na Amazon como uma empresa de vendas online, mas, na verdade, a Amazon é uma empresa de vigilância. Esse é o núcleo de seu modelo de negócios e é isso que impulsiona seu poder de monopólio e lucro", disse Evan Greer, diretor da organização sem fins lucrativos de defesa dos direitos digitais Fight for the Future à Wired

“A Amazon quer ter suas mãos em todos os lugares, e adquirir uma empresa que se baseia essencialmente no mapeamento do interior das casas das pessoas parece uma extensão natural do alcance de vigilância que a Amazon já possui”.

Ron Knox, pesquisador sênior e escritor do Institute for Local Self-Reliance, uma organização sem fins lucrativos que presta assistência técnica a empresas comunitárias. disse em uma série de tweets após o anúncio da aquisição que o acordo de US$ 1,7 bilhão, a quarta maior aquisição da Amazon, "pode ​​ser a aquisição mais perigosa e ameaçadora da história da empresa".

O movimento, disse Knox ao Insider, é especialmente perigoso por alguns motivos: 

Primeiro, a Amazon adquirirá uma participação de mercado estabelecida, não uma startup, o que, segundo ele, cortaria a concorrência em um mercado que já não era competitivo e poderia alcançar. 

Segundo, devido à enorme quantidade de dados que acompanha o acesso aos conjuntos de dados estabelecidos da iRobot, a Amazon pode coletar novas informações por meio dos robôs, acrescentou.  

“Acho que isso parece realmente intrusivo para as pessoas – e deveria”, disse Knox ao Insider. 

"Tipo, quando as pessoas compram um Roomba, é porque querem pisos limpos. Eles não compram um Roomba para ter um pequeno robô dentro de sua casa espionando o layout de sua casa e se você tem ou não um berço em sua casa. ou se há ou não brinquedos para animais de estimação e uma cama para animais de estimação em um quarto de sua casa. Assim, ele pode canalizar essas informações para a Amazon, e a Amazon pode enviar qualquer anúncio de brinquedo de cachorro para você na próxima vez que você fizer logon".

A Amazon se recusou a ser entrevistada pelo Insider sobre questões de privacidade de dados, mas indicou que a empresa não vendeu dados de consumidores a terceiros ou os usou para fins que os clientes "não consentiram". 

Proteger os dados dos clientes sempre foi incrivelmente importante para a Amazon, e achamos que temos sido bons administradores dos dados das pessoas em todos os nossos negócios”, disse um porta-voz da Amazon em comunicado enviado por e-mail ao Insider. 

"A confiança do cliente é algo que trabalhamos duro para conquistar - e trabalhamos duro para manter - todos os dias."

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Robert Weissman, presidente do Public Citizen, um grupo sem fins lucrativos de defesa dos direitos do consumidor, disse que os reguladores federais devem impedir a compra da iRobot pela Amazon, citando preocupações com a participação de mercado de 56,7% da empresa .

"A última coisa que os americanos e o mundo precisam é que a Amazon aspire ainda mais nossas informações pessoais", disse Weissman em comunicado

"Não se trata apenas de a Amazon vender outro dispositivo em seu mercado. Trata-se de a empresa obter detalhes ainda mais íntimos de nossas vidas para obter vantagens de mercado injustas e nos vender mais coisas".

O acordo com o Roomba não é a única aquisição recente da Amazon a levantar preocupações com a privacidade. 

O anúncio veio menos de um mês depois que a Amazon anunciou um acordo de US$ 3,9 bilhões para adquirir a One Medical, o que gerou preocupações com a privacidade devido à natureza da coleta de dados médicos.

Ring, a campainha de vigilância de segurança da empresa, que faz parceria com milhares de departamentos de polícia, reconheceu em uma carta ao senador Ed Markey de Massachusetts no mês passado que havia compartilhado com a polícia imagens tiradas de 11 residências de clientes sem mandados, informou o Politico.

"Quando a empresa que tem suas câmeras e microfones em seus alto-falantes, sua campainha, suas câmeras de segurança tenta comprar a empresa que conhece a forma e o conteúdo de sua casa, é ruim em todos os sentidos", disse Knox.

Fonte: Business Insider 

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