O que é Relações com Investidores (RI)?

Relações com Investidores (RI) é um departamento da empresa, geralmente de capital aberto, cujo trabalho é fornecer aos investidores um relato preciso dos negócios da companhia. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse trabalho é fundamental para gerar transparência no negócio e ajudar os investidores privados e institucionais a se informarem melhor para tomarem decisões sobre se devem ou não investir na empresa. 

Para funcionar corretamente e fornecer as melhores informações possíveis, o RI deve estar totalmente integrado aos demais departamentos da empresa, desde o executivo até o departamento de contabilidade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve Relações com Investidores (RI)?

O departamento de RI é uma das principais fontes de informações dos investidores sobre a empresa.

É essa repartição que irá informar o mercado sobre os números financeiros, as estratégias da empresa, os valores, os objetivos, além de ser o elo fundamental entre o executivo e os investidores.

Na prática, o departamento de RI pode funcionar como subdepartamentos do setor de Relações Públicas da empresa.

Ou seja, o RI pode trabalhar para se comunicar não apenas com os investidores diretos, mas também com a mídia especializada, organizações governamentais e a comunidade financeira em geral.

Normalmente, as empresas começam a construir seus departamentos de RI antes de abrir o capital na bolsa de valores

Durante esta fase de oferta pública inicial (IPO), o departamento de RI pode ajudar a estabelecer a governança corporativa, conduzir auditorias financeiras internas e começar a se comunicar com potenciais investidores.

Por exemplo, quando uma empresa participa de um roadshow de IPO, é comum que alguns investidores institucionais se interessem pela empresa como uma oportunidade de investimento. 

Uma vez interessados, os investidores institucionais exigem informações detalhadas sobre a empresa, tanto qualitativas quanto quantitativas. 

Para obter essas informações, a área de RI da empresa é solicitada a fornecer a descrição de seus produtos e serviços, demonstrações financeiras, estatísticas e uma visão geral da estrutura organizacional.

No geral, o principal papel do departamento de RI é sua interação com analistas de investimentos, que fornecem a opinião pública sobre a empresa e se ela é ou não uma oportunidade de investimento. 

Essas opiniões, consequentemente, influenciam a comunidade geral de investimentos. 

Por isso o departamento de RI é muito importante, pois trabalha gerenciando as expectativas dos analistas e cuidando da transparência e boa imagem da empresa. 

Como funciona o departamento de Relações com Investidores (RI)?

As equipes de RI normalmente têm um amplo conjunto de tarefas a serem feitas. As principais são:

  • coordenar reuniões de acionistas e conferências de imprensa;
  • divulgar dados financeiros;
  • conduzir briefings de analistas financeiros;
  • publicar relatórios para empresas classificadoras de risco;
  • divulgar fatores relevantes;
  • lidar com o lado público de qualquer crise financeira. 

Os departamentos de RI devem ser fortemente integrados ao departamento de contabilidade da empresa, departamento jurídico e equipe de gestão executiva.

Além disso, os departamentos de RI devem estar cientes das mudanças nos requisitos regulatórios e aconselhar a empresa sobre o que pode e o que não pode ser feito do ponto de vista das relações públicas. 

Por exemplo, os departamentos de RI precisam liderar as empresas em períodos de silêncio, onde é ilegal discutir certos aspectos de uma empresa e seu desempenho.

Por fim, o RI também é muito importante para conduzir a gestão da empresa para que ela ocorra em linha com as expectativas do mercado.

Ou seja, o departamento de RI não fica por conta apenas de apresentar a empresa ao mercado, mas também de mostrar aos executivos o que o mercado espera que a companhia faça em termos de desempenho.

O resultado desse trabalho é o aperfeiçoamento das práticas internas e o melhor atendimento às demandas do mercado.