O que é revenue share?

Revenue share é um termo em inglês que significa algo como repartição de receita

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Esse é um método utilizado como pagamento de pessoas ou empresas que participaram na comercialização de um produto ou serviço, principalmente em negócios online.

O termo mais próximo encontrado na língua portuguesa para exemplificar o revenue share é a comissão por vendas.

Isso é muito comum na remuneração de vendedores que têm seus ganhos auferidos conforme a quantidade de receita gerada para uma empresa através da venda.

Vejamos a seguir um pouco mais como funciona o revenue share.

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Como funciona o revenue share?

O revenue share apresenta diferentes significados e formas, a depender do contexto de sua aplicação no mundo dos negócios.

Apesar disso, a essência e o propósito associado ao termo é bem consistente e semelhante para todas as aplicações.

No geral, o revenue share permite que empresas e atores diferentes se envolvam com um negócio específico. 

A repartição dos lucros e receitas entre os agentes permite que todos os participantes busquem agir com eficiência, inovando nas maneiras de fazer negócios e economizar custos. 

Isso porque se as vendas forem positivas os resultados do negócio irão transbordar para todos, fazendo com que haja ganhos mútuos da cooperação e esforço de cada um.

Diante disso, o revenue share se tornou uma ferramenta popular dentro da governança corporativa para promover parcerias, aumentar vendas ou dividir custos.

O exemplo mais comum deste conceito pode ser visto em um caso simples de divulgação online.

Consideremos uma empresa que oferece cursos online sobre para pessoas que queiram se especializar em finanças.

A princípio ela poderá ter um custo elevado para divulgar e vender os cursos para o seu público alvo através dos sites de busca e redes sociais.

Entretanto, isso pode ser resolvido com o revenue share. Ao optar por este conceito, a empresa oferecerá comissões de vendas aos sites e canais que queiram divulgar o seu trabalho.

Como resultado, a empresa terá uma rede de vendedores sem precisar pagar um salário e outros custos. 

Em troca, a empresa de venda de cursos deverá pagar comissões como forma de gratificação pelo esforço de venda. Essas comissões geralmente é um valor percentual prefixado do produto vendido.

Vantagens e desvantagens do revenue share

Como se pode perceber, quanto mais vendas o site ou canal fizer maiores serão os gastos da empresa com comissões e repasses de receita, porém, maiores também serão a própria receita.

O lado positivo é que a empresa não precisa arcar com um custo prévio com equipe de vendas. 

Por outro lado, se a venda do produto for um sucesso, o seu lucro será menor, pois parte dele irá para o agente que ajudou nas vendas.

Entretanto, o resultado das vendas é de interesse tanto da empresa quanto do anunciante, pois quanto mais vender do produto mais os dois lados do negócio ganharão.

Sendo assim, o anunciante poderá ter um esforço maior para aumentar as vendas do que uma equipe fixa de vendedores.

Cuidados com o revenue share

Por um, o uso do revenue share deve ser feito com cuidado. 

Isso porque os acordos quanto às formas de comercialização dos produtos não costumam ser feitos com base em um contrato estipulando as regras a serem seguidas.

Isso pode causar problemas para a marca do produto se a comercialização for feita de forma equivocada por parte do vendedor.

Por isso é importante conhecer bem o anunciante, as formas de trabalho empregadas e a sua reputação.

Se as práticas forem mal vistas pelo público, o que seria um acordo vantajoso pode virar uma tremenda dor de cabeça para o gestor e acabar com a imagem do produto.