O que é resultado trimestral?

Resultado trimestral é um relatório emitido por empresas de capital aberto que visa mostrar ao mercado e aos acionistas as condições financeiras e do ambiente de negócios dos últimos três meses.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O resultado trimestral é um dos eventos mais aguardados por quem investe no mercado de capitais, pois é a partir da análise deste relatório que é possível reavaliar as expectativas quanto ao futuro dos investimentos.

No relatório trimestral é divulgado o desempenho geral do negócio no período de três meses, os dados financeiros, as decisões relevantes tomadas, os impactos do ambiente macroeconômico, e os planos para os períodos seguintes.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve o resultado trimestral?

O relatório trimestral de uma empresa é importante por vários fatores.

O primeiro é que, com base nos resultados trimestrais, é possível comparar a evolução recente da empresa, com base nos resultados anteriores.

A partir do relatório é possível ver se a empresa está atingindo as metas estipuladas, executando o planejamento anunciado, fazendo uma boa gestão dos custos e das finanças.

O resultado trimestral também indica se as condições de mercado estão favoráveis para os negócios da empresa. 

Isso é perceptível através da análise da evolução das vendas e da capacidade de expansão das margens de lucro.

Outra informação muito importante divulgada nos resultados trimestrais de uma empresa é o pagamento de dividendos.

Essas informações são fundamentais para que o investidor consiga avaliar a empresa e decidir entre investir ou não no negócio. 

Informações divulgadas no resultado trimestral

As principais informações divulgadas no resultado trimestral de uma empresa são:

  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa;
  • Demonstração do resultado do Exercício;
  • Balanço Patrimonial;
  • Relatórios diversos.

Vejamos um pouco sobre cada um.

Demonstrativo de Fluxo de caixa

É o relatório que indica a posição financeira da empresa dentro do trimestre. Neste relatório está contido as entradas e saídas de caixa.

A partir desse relatório, o investidor pode avaliar, por exemplo, se os dividendos pagos pela empresa estão de fato de acordo com sua geração de caixa.

Demonstração do resultado do Exercício

Conhecido também como DRE, é um relatório que apresenta um resumo financeiro, como os resultados operacionais e não operacionais da empresa.

É nesse relatório que sabemos se a empresa obteve lucro ou prejuízo no período de três meses.

Balanço Patrimonial

Esse é um dos principais relatórios financeiros publicados trimestralmente pelas empresas.

Esse relatório permite a avaliação do alinhamento da organização no que diz respeito às condições contábeis e econômicas em determinado período.

A partir desse documento é possível extrair uma série de análises, como, por exemplo, o nível de endividamento, o tamanho do patrimônio e o retorno sobre ele.

No balanço patrimonial você terá acesso ao Ativo e Passivo da empresa. Essas contas mostram os bens da organização, os direitos e as obrigações.

Com o balanço patrimonial é possível ainda extrair informações que indiquem o valor da empresa, a possibilidade de pagamento de dividendos aos acionistas, entre outras informações relevantes ao investidor.

Relatórios diversos

Além dos relatórios já mencionados, existem outros que também são publicados e têm a sua importância. 

Esses relatórios diversos recebem esse nome pois podem assumir diversas formas, a depender das intenções da administração.

Os relatórios diversos podem abranger a situação macroeconômica, as expectativas dos gestores, as estratégias da empresa, os passos futuros a serem tomados, entre outras coisas mais.

Como o resultado trimestral afeta o mercado?

Tanto os analistas quanto os investidores, sejam eles institucionais ou pessoas físicas, aguardam que as empresas listadas na B3 (bolsa brasileira) façam o devido anúncio dos seus ganhos no trimestre. 

Essas são informações divulgadas podem ser encontradas nos canais próprios de Relacionamento com o Investidor (RI) como também na mídia especializada.

Nesses dias de divulgação de dados, é muito comum que ocorram mudanças significativas nos preços das ações, o que gera muitas oportunidades para os investidores. 

Esse movimento de preços pode ocorrer, inclusive, dias antes da divulgação dos resultados trimestrais.

Vale a pena ressaltar que nem sempre as oscilações de preços são resultados dos resultados trimestrais, podendo haver movimentos embasados em outros fatores.

Além disso, os períodos de divulgação de resultados nem sempre garantem fortes mudanças de preços, principalmente quando os valores vêm em linha com as expectativas do mercado.

Seja como for, as divulgações dos resultados trimestrais são eventos muito importantes que devem ser acompanhados com atenção por qualquer investidor.