O que é resistência na análise gráfica?

Resistência na análise gráfica são níveis de preços em que as vendas feitas pelos participantes do mercado têm o poder de interromper, ou mesmo reverter, um movimento de alta.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para identificar uma resistência basta traçar uma linha horizontal sobre os topos recentes do gráfico, no qual o padrão tenha se repetido, para definir o nível de preço em que o mercado tem dificuldade de superar.

A zona de resistência é formada devido à memória do mercado em relação ao passado recente do volume de negociações.

Na prática, ao se lembrarem de que os preços retornaram daquele patamar, os investidores julgam que os preços estão em patamar elevado e passam a vender quando o preço do ativo bate próximo da resistência.

No entanto, a zona de resistência não é intransponível, podendo haver movimentos fortes o suficiente que irão romper essa barreira e fazer com que o preço do ativo suba consideravelmente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como operar com base na resistência e suporte?

A análise da resistência sempre vem acompanhada de outro conceito que é o de suporte.

O suporte é igual a resistência, mas tem a sua diferença por ser uma barreira de queda do ativo.

Ao contrário da resistência, o suporte é uma área em que os níveis de preços induzem os participantes a comprarem o ativo por entenderem que está baixo o suficiente.

No geral, operar com base no suporte e resistência é, teoricamente, muito simples.

Não existe nada de mágico com essas barreiras de preço, é tudo uma questão de oferta e demanda, juntamente com efeitos da psicologia.

Na medida em que os preços aumentam, os ativos vão ficando mais caros, de modo que os compradores vão entendendo que a cada vez menos vale a pena comprar.

Por outro lado, quanto mais uma ação se desvaloriza, mais barato ela vai ficando e mais interessante passa a ser a sua compra.

Assim, suporte e resistência são regiões em que, respectivamente, os ativos estão ou baratos demais ou muito caros.

A ruptura dessas barreiras geralmente é acompanhada de algum evento novo, que fornece uma nova informação sobre o futuro do ativo.

Se essa informação for positiva poderá gerar uma ruptura da resistência, de modo que a ação se valorizará até encontrar outra região de resistência.

Ao contrário, se o novo evento gerar uma informação negativa, é possível que o suporte seja rompido, levando o preço da ação até um novo ponto em que o mercado entende como justo.

Enquanto nenhum destes dois cenários ocorre, é de se esperar que o ativo fique flutuando entre os pontos de suporte e resistência.

Neste caso, uma estratégia muito utilizada é a compra de uma ação quando ela bate a região de suporte e realizar a venda quando esta chegar próxima da região de resistência.

Isso pode ser visto no gráfico abaixo:

Exemplo de gráfico de resistência

Rompimento da resistência e suporte

Outra forma de operar com base na análise da resistência e do suporte é com base na aposta do rompimento dessas barreiras.

Como se sabe, suporte e resistência são regiões de preços que o mercado tende a respeitar bem.

Quando tais barreiras são superadas, dizemos que houve um rompimento.

Neste momento há uma grande probabilidade que o preço apresentará uma forte movimentação de subida, no caso de rompimento de tendência, ou de queda, se o rompimento for o do suporte.

Dessa forma, uma estratégia muito utilizada é a compra no rompimento da resistência e venda no rompimento do suporte

Neste caso, o investidor pode se posicionar comprado em regiões um pouco acima da resistência e vendido em regiões um pouco abaixo do suporte.

Use e abuse dos stops

Bolsa de valores é um mercado muito incerto, de modo que nem sempre os padrões gráficos são respeitados.

A melhor forma de evitar grandes prejuízos é com o uso dos chamados stops. 

Os stops são valores de saída da operação, que podem ser programados no home broker, caso a estratégia falhe.

Sendo assim, é sempre bom ter em mente esse tipo de instrumento na hora de operar as estratégias de suporte e resistência.

No caso da estratégia de rompimento de resistência, a administração do stop é muito simples.

Uma vez que a ação ultrapassar a resistência, ocorrerá que a antiga resistência se transformará em um novo suporte.

Dessa forma, basta colocar um stop com valor um pouco abaixo da antiga resistência (que é o novo suporte).

Isso é importante porque, se o preço retomar para abaixo desse novo suporte é sinal que a tendência de alta, que se imagina que teria, não se confirmou.

Então, nesta situação, é melhor sair da operação com uma pequena perda do que permanecer e correr o risco de elevar o prejuízo.

Caso tenha ficado interessado em saber mais sobre análise técnica, saiba que temos um texto completo abordando análise técnica aqui no site.