O que é reservas integralizadas?

Reservas integralizadas é uma forma de aumentar o capital social de uma empresa a partir da integração das reservas de lucro ou lucros acumulados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Muitas vezes os lucros de uma empresa são repartidos com os sócios. Entretanto, para crescer, é preciso investir novos recursos para que seja possível expandir os negócios.

Para isso há dois caminhos mais comuns para as empresas: 

  1. captar novos recursos a partir de financiamentos ou aportes de capitais dos sócios;
  2. reinvestir os lucros a partir do processo de integralização das reservas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diferença entre capital integralizado e reservas integralizadas

É muito importante ter em mente a diferença entre capital integralizado e reservas integralizadas.

Apesar de serem importantes fontes de recursos das empresas, ambas vêm de fontes diferentes e realizadas de formas também diferentes.

Capital integralizado

Capital integralizado, ou capital social integralizado é o montante financeiro que os sócios e acionistas efetivamente empregam para dar início a uma organização, ou para expandir as suas atividades.

Esses recursos recebem essa denominação a partir do momento que são colocados à disposição da empresa, integrando seu capital de maneira efetiva. 

Em regra, a integralização do capital serve para que uma empresa passe a dar início às suas atividades, ou para sua expansão, empregando o montante na sua operação.

Dessa forma, o capital integralizado é usado para:

  • Compras de estoques;
  • Aquisição de maquinários;
  • Contratação de mão-de-obra;
  • Aquisição de imóveis;
  • Pagamentos de custos e despesas.

Além disso, a integralização de capital tem a finalidade de pagar as despesas provenientes da própria abertura da empresa.

O estágio inicial não é o único momento de integralização de capitais à empresa. Ela ocorre igualmente durante a operação, na abertura de capital ou emissão de ações

Durante o IPO (oferta pública inicial) ou uma nova emissão,  o valor investido por quem compra as ações se tornará parte do capital integralizado pela empresa. 

Esse montante, então,passa a estar disponível para cobrir custos e o desenvolvimento do negócio em questão. 

O capital integralizado não é apenas moeda. Maquinário, bens móveis e imóveis e outros ativos são passíveis de integração ao capital social da empresa. 

A força de trabalho, por outra parte, não se enquadra neste conceito. 

Reservas integralizadas

As reservas integralizadas estão diretamente relacionadas ao aumento de capital.

O processo de integralização das reservas é mais simples do que o do capital integralizado.

Isso porque o recurso advém do próprio patrimônio líquido da empresa, podendo ser as reservas de lucro e/ou os lucros acumulados.

As reservas integralizadas podem contribuir para que a empresa expanda suas atividades sem a necessidade dos sócios terem que investir recursos próprios ou que a empresa tenha que tomar novas dívidas.

Uma vez definido que as reservas serão utilizadas para o aumento de capital, elas devem ser integralizadas. 

Assim, as reservas integralizadas são convertidas em capital social para investimento na empresa.

Em outras palavras, a incorporação de reservas consiste em utilizar as reservas de lucros e lucros acumulados para que seja feito o aumento de capital da empresa.

Entretanto, há uma diferença entre a integralização de reservas para as empresas limitadas e abertas.

No caso das reservas integralizadas em sociedades abertas, o que irá acontecer é que haverá distribuição de novas ações para os antigos sócios!

Esse processo é chamado de subscrição de ações e tem como principal objetivo garantir que os antigos acionistas mantenham o mesmo percentual de participação no capital social da empresa.

Desse modo, as reservas integralizadas garantem juridicamente que a sociedade aberta tenha o aporte financeiro necessário para seu crescimento e que os acionistas tenham ganhos proporcionais à sua participação.