As instituições financeiras estão impedidas de distribuir dividendos (parcela do lucro destinada aos acionistas) além do mínimo obrigatório até o fim do ano, decidiu o Conselho Monetário Nacional. A medida, que valeria até setembro, foi prorrogada por três meses.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os bancos e os demais tipos de instituições também não podem recomprar ações, reduzir o capital social e aumentar a remuneração dos executivos de níveis superiores.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

No início de abril, o CMN tinha criado essas proibições como contrapartida para o socorro que as instituições financeiras receberão durante a pandemia de coronavírus.

Em nota, o Banco Central (BC) informou que a prorrogação deve fortalecer os bancos durante a crise provocada pela pandemia.

“Ao ampliar a incidência a todo o exercício de 2020, espera-se maior conservadorismo na preservação de recursos e simplificação da apuração dos limites passíveis de distribuição."

"Assim, eventuais pagamentos dentro dos limites estabelecidos devem ser feitos com prudência, dadas as incertezas do cenário em curso”, destaca o comunicado.

Ao restringir o pagamento de dividendos e o aumento da remuneração de administradores, o BC evita que recursos que poderiam ser emprestados ou usados para absorver perdas futuras sejam desviados em um momento de recessão global.

Além disso, as vedações ajudam a elevar os níveis de capital e de liquidez, evitando a desconfiança em relação ao sistema financeiro.

Tal medida, basicamente irá reduzir o payout (percentual do lucro distribuído na forma de proventos) a menos da metade do que eles costumam fazer.⁠

O motivo é manter o máximo de capital dentro dos bancos para que eles continuem com suas linhas de crédito abertas e irrigando a economia.⁠

Pra você ter uma ideia nos Estados Unidos e União Europeia os bancos estão proibidos de distribuir qualquer dividendo.⁠

Portanto se você fez o dever de casa e investiu em bancos com bons fundamentos, não há com que se preocupar, eles voltarão a pagar bons dividendos.⁠

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Agência Brasil.