O que é rebalanceamento?

Rebalanceamento é o processo de realinhamento da porcentagem de cada ativo de uma carteira, visando a manutenção de um nível de risco previamente planejado. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse processo de realinhamento envolve a compra e venda dos ativos do portfólio para reequilibrar as participações e manter o nível original de alocação.

O rebalanceamento garante que as exposições da carteira permaneçam dentro da estratégia formulada pelo gestor. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o rebalanceamento?

No geral, o rebalanceamento de uma carteira de investimentos é executada para garantir que a quantidade de risco envolvida esteja no nível desejado pelo investidor. 

Como sabemos, o desempenho dos ativos não é uniforme entre todos os tipos e classes, de modo que possam ocorrer variações drásticas entre renda variável e renda fixa.

Com isso, a porcentagem de ativos associados às ações mudará com as condições do mercado, podendo aumentar ou diminuir a sua participação dentro de uma carteira de investimentos.

Por exemplo, digamos que uma alocação de ativos alvo original fosse 50% de ações e 50% de títulos. 

Se as ações tivessem um bom desempenho durante o período, isso poderia gerar uma alocação na qual esse tipo de ativo representaria mais do que a metade da carteira, digamos 70%, por exemplo. 

Neste caso, o investidor pode então decidir vender algumas ações e comprar títulos para obter a carteira de volta à meta de alocação original, que é de 50/50.

Além disso, o rebalanceamento também pode buscar atender a uma mudança no nível de risco desejado pelos investidores a cada momento. 

Em períodos de incerteza, por exemplo, o gestor pode preferir se expor menos ao risco, correndo para ativos mais seguros, como títulos públicos, e vendendo ações e debêntures, que têm risco maior.

Quando fazer o rebalanceamento?

Embora não haja um consenso sobre qual o cronograma ideal para rebalancear um portfólio, a maioria das recomendações é examinar as alocações da carteira pelo menos uma vez por ano. 

É possível o investidor se manter no mercado de investimentos sem rebalancear uma carteira, embora isso geralmente seja imprudente. 

O reequilíbrio dá aos investidores a oportunidade de vender na alta e comprar na baixa.

Ou seja, aproveitando os ganhos dos investimentos de alto desempenho e reinvestindo-os em áreas que ainda não experimentaram um crescimento tão notável.

No geral, há duas abordagens para o investidor fazer o rebalanceamento de sua carteira:

  1. Rebalanceamento de calendário;
  2. Rebalanceamento responsivo.

Rebalanceamento de calendário

O rebalanceamento de calendário é a abordagem de reequilíbrio mais simples e rudimentar, embora possa ser muito útil.

Essa estratégia envolve simplesmente a análise dos investimentos na carteira em intervalos de tempo predeterminados, nos quais haverá a análise e realocação dos ativos para os níveis desejados.

O mais recomendável é a realização de avaliações mensais e trimestrais

Isso porque o rebalanceamento semanal seria excessivamente caro, enquanto uma abordagem anual permitiria muitos desvios do portfólio no período intermediário. 

Assim sendo, a frequência ideal de rebalanceamento deve ser determinada com base em restrições de tempo, custos de transação e desvios permitidos. 

Uma grande vantagem do rebalanceamento de calendário é que ele consome muito menos tempo e gasto com transações por parte do investidor, uma vez que envolve menos negociações.

Rebalanceamento responsivo

A abordagem do rebalanceamento responsivo concentra-se em manter a composição de uma carteira com base em percentuais permitidos de cada classe de ativo dentro do portfólio

Neste caso, cada  classe de ativo, ou ativo individual, recebe um peso máximo e mínimo tolerável de participação dentro da carteira.

Assim, o rebalanceamento é realizado sempre que se a participação do ativo ultrapassar alguma das bandas pré-estabelecidas.

Por exemplo, uma estratégia de alocação pode incluir a exigência de manter:

Se estabelece também que o rebalanceamento será avaliado sempre que a participação destes ativos aumentar em mais de 10%.

Dessa forma, quando o peso de qualquer um dos ativos se move para fora da faixa permitida, todo o portfólio é rebalanceado para refletir a composição inicial do alvo.

Caso queira entender mais sobre alocação de ativos e como formatar uma estratégia ideal para o seu perfil, saiba que temos um artigo completo sobre o assunto aqui no site.