O que é quiet period?

Quiet period (período de silêncio) é um período de tempo que ocorre antes da oferta pública inicial (IPO) das ações de uma empresa na bolsa de valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O período de silêncio é um período em que as equipes de gerenciamento de uma companhia estão proibidas de fazer previsões ou expressar qualquer opinião sobre o valor da empresa.

O quiet period também é aplicado para um intervalo de tempo que ocorre entre o fechamento dos resultados trimestrais e sua divulgação para o mercado.

Aqui, novamente, os executivos estão proibidos de falar ao público sobre os resultados dos negócios para evitar dar à alguns analistas, jornalistas, investidores e gestores de portfólio informação privilegiada.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o quiet period?

O processo de IPO de uma empresa é longo e muito complexo.

É necessário antes de tudo fazer processos de auditoria que busquem verificar todas as atividades da empresa.

Essas auditorias podem durar de oito meses a até três anos!

Depois disso, a empresa deve reunir todas as informações que conseguir com a auditoria e fazer o registro do pedido de IPO de suas ações na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em seguida, a equipe de gestão, banqueiros de investimento e advogados devem fazer um roadshow.

O roadshow é definido por uma série de reuniões com diferentes pessoas e instituições para que os executivos tenham a oportunidade de conversar com potenciais e atuais investidores.

Durante uma série de apresentações, potenciais investidores institucionais farão perguntas sobre a empresa para reunir informações sobre o investimento. 

No roadshow, as equipes de gestão não podem oferecer nenhuma informação nova que ainda não esteja contida na declaração de registro. 

Após isso, o período de silêncio começa com a efetivação da declaração de registro e dura dois meses após o início da negociação das ações.

Mais especificamente, o período de silêncio começa oficialmente no roadshow.

Esse, por sua vez, acontece cerca de dois meses antes do registro da oferta na CVM, e acaba depois do anúncio de encerramento da oferta.

Caso o período de silêncio não seja respeitado, de modo que alguma informação privilegiada vaze para algum agente, a CVM pode até suspender o IPO, punindo os responsáveis pela irregularidade.

O que não pode ser anunciado no quiet period?

Vários são os temas e informações que não podem ser manifestados pela equipe de gestão da empresa no tempo que abrange o quiet period.

Os assuntos restritos são aqueles que têm o poder de influenciar decisões financeiras de alguns agentes e privilegiar alguns investidores em detrimento de outros.

Os temas que geralmente são proibidos de serem tratados são:

  • Novos negócios ou ganhos do último trimestre;
  • Mudanças previstas ou prováveis de gestão;
  • Nível de avanço em relação aos objetivos da empresa;
  • Adiantamento de anúncios de produtos ou serviços importantes;
  • Anúncios de grandes parcerias que estão sendo negociadas.

Esses tópicos se aplicam a todos os agentes que tenham importante participação nas tomadas de decisão da companhia, como os fundadores, executivos e membros do conselho.

As restrições de informações no quiet period abrangem tanto a comunicação escrita, eletrônica ou verbal.

Para que serve o quiet period?

O objetivo do período de silêncio apresenta três funções básicas:

  1. Em primeiro lugar, dá à CVM tempo suficiente para revisar o arquivo do prospecto da empresa e verificar se as informações nele contidas são precisas.
  2. Ajuda a garantir condições equitativas para todos os investidores em potencial na nova emissão de ações.
  3. Evita que as empresas inflacionem, ou “bombeem”, o preço de suas ações na tentativa de maximizar seus ganhos financeiros com o IPO.

Qualquer comunicação de informação adicional pela empresa, não contida no prospecto, durante o período de silêncio é basicamente considerada uma violação das leis.

A violação do period quiet é também considerado uma prática de insider trading, ou seja, uso de informação particular para benefício de um ou mais agentes no mercado financeiro, o que é crime.