Quem está planejando comprar uma casa deve seguir alguns cuidados para que o sonho não vire um pesadelo.

O mercado imobiliário está aquecido. Segundo dados da Abecip - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, junho de 2021 foi mais um mês marcado por recordes do crédito imobiliário

Os valores do financiamento imobiliário atingiram R$ 19,66 bilhões, o maior volume nominal mensal registrado na série histórica iniciada em 1994. 

Para fazer um financiamento de imóveis sem erro é importante não se deixar levar pelas emoções do mercado atual.

É necessário muito planejamento para assumir uma dívida tão longa. Saiba que está tudo bem se você perder uma casa e não se sobrecarregar financeiramente. 

Para te ajudar na futura compra da casa própria, o planejador financeiro Martin A. Scott e o site Business Insider forneceram algumas orientações aos compradores.

Veja os cuidados gerais para comprar uma casa agora. 

Não se deixe levar pela emoção 

A emoção humana desempenha um papel importante em muitas decisões financeiras, o que não é necessariamente uma coisa ruim, mas pode ser prejudicial quando elas assumem completamente o controle. 

A compra de uma casa não apenas será a maior transação financeira que a maioria das pessoas já fez, mas também traz muitas emoções para o processo de tomada de decisão. 

Algumas dessas emoções podem incluir um forte desejo de viver em uma área específica. A localização de uma casa é muito importante por vários motivos, seja pela segurança, qualidade do sistema escolar, acesso às principais rodovias e transporte público, proximidade de uma grande cidade, compras, etc. 

Outro exemplo poderia ser alguém vendo uma casa e visualizando como a "casa dos sonhos" para sua família em crescimento. Por exemplo, imaginando-se passando um tempo fora no quintal com seus filhos.

Muitos desses exemplos podem entrar no pensamento de um comprador em potencial e, infelizmente, levar a uma decisão de compra irracional se uma casa estiver superfaturada, fora do seu orçamento ou outra forma inadequada para o seu futuro.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Perceba que está tudo bem esperar um pouco mais

Não se apresse na decisão de comprar uma casa. Está tudo bem você "perder"  determinado imóvel, saiba que outras oportunidades virão.

Em um mercado imobiliário aquecido é muito importante ter uma atitude de ser capaz de "deixar passar" e de avançar rapidamente para encontrar outra oportunidade. 

Por exemplo, pode haver situações em que um comprador nem mesmo terá a chance de ver uma propriedade porque ela foi vendida tão rapidamente.

Por outro lado, você não pode passar por cima do seu orçamento só para "não deixar passar". Nesses casos, as chances de não conseguir honrar com o pagamento e acabar perdendo o imóvel para o banco são grandes.

Não apresente uma oferta que exceda sua faixa de preço

A competição intensa entre as ofertas dos compradores pode elevar rapidamente o preço das casas no mercado.

Isso, às vezes, resulta em cenários em que os compradores "ajustarão" sua faixa de preço para se adequar à situação de lance mais alto, em vez de permanecer na faixa que desejavam originalmente.

Assumir uma dívida maior pode significar um desastre para o seu orçamento a longo prazo

Outra área que os compradores devem prestar atenção é nos gastos extras com possíveis reparos e reformas.

Permaneça em seus princípios

Se você quer comprar uma casa, é importante que se mantenha firme em seus princípios. 

Cada pessoa tem suas próprias visões específicas sobre a casa própria e o que considera importante. Portanto, não existe uma decisão certa ou errada. 

Seja honesto consigo mesmo sobre o que realmente valoriza em relação à compra de uma casa e pense se ela é adequada para seu padrão de vida e a família que deseja ter.

Por exemplo, uma pessoa pode valorizar uma propriedade maior, enquanto outra pode ficar feliz com uma casa menor mais próxima de uma cidade grande. 

Uma família pode priorizar o sistema escolar respeitável da cidade, enquanto outra família pode querer que seu deslocamento diário para o trabalho seja o mais curto possível.

Além disso, lembre-se das implicações financeiras de comprar uma casa.

Os itens financeiros a serem considerados incluem dinheiro para cobrir os custos da transação imobiliária e os custos contínuos de uma casa.

Não comprometa todo orçamento para a compra de uma casa. Lembre-se de manter uma reserva de emergência para garantir que haja flexibilidade financeira em caso de imprevistos.
Dê atenção também para outras metas de longo prazo, como planejamento da aposentadoria.

Como Alcançar a Liberdade Financeira? Baixe Aqui o Plano Definitivo para a Liberdade Financeira.