O líder Satoru Iwata fez história na gigante dos videogames,desde sua ascensão como um simples programador até virar o presidente da Nintendo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"No meu cartão de visita, sou um presidente corporativo. Na minha opinião, sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, sou um jogador", disse Iwata, falando na Game Developers Conference em 2005.

Essa frase expressa muito a paixão que ele tinha por videogame, pela empresa e pelos colaboradores.

Tanto que em 2013, depois de um fracasso comercial, Iwata fez um corte de 50% no seu salário para evitar demissões, dizendo que a Nintendo com pessoal completo teria mais chances de se recuperar.

Satoru Iwata se tornou funcionário da companhia na década de 80 e apesar de parecer uma progressão de cargo previsível, devido aos seus resultados, a Nintendo teve, por décadas, somente presidentes da família Yamauchi.

Iwata se tornou o quarto CEO da empresa e o primeiro na posição a não ter vínculos de parentesco com os fundadores da gigante do entretenimento.

Conheça mais da trajetória do carismático líder, Satoru Iwata, o homem que não brincou em levar a Nintendo ao sucesso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem foi Satoru Iwata

Satoru Iwata (1959-2015) foi um empresário, programador de videogame japonês e quarto presidente e CEO da Nintendo, de 2002 até sua morte em 2015.

Vida e carreira

Satoru Iwata nasceu em 6 de dezembro de 1959, em Sapporo, no Japão, filho de Hiroshi Iwata, um funcionário da província.

Desde muito jovem, Iwata se interessou por tecnologia e, no ensino médio, criou seus primeiros jogos em sua calculadora programável.

Iwata frequentou o Instituto de Tecnologia de Tóquio para se especializar em ciência da computação. 

Durante seu primeiro ano de faculdade, em 1978, ele usou todas suas economias para comprar seu primeiro computador, um Commodore PET.

Logo, ele o desmontou completamente para ver os componentes e descobrir como funcionava.

O Commodore PET era semelhante ao primeiro console de videogame doméstico da Nintendo, o Famicom (NES), pois continha o mesmo processador, semelhança que lhe seria útil mais tarde.

Em 1980, um grupo de funcionários que trabalhavam no departamento de informática viram potencial em Iwata e o convidaram para ingressar na empresa recém-fundada, a HAL Laboratory Inc.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Iwata começou como programador em tempo parcial e depois da sua formatura, em 1982, conseguiu uma posição em período integral no estúdio que fazia pequenos projetos para a Nintendo. 

Foi na HAL que ele deu os primeiros passos como gênio da computação e também onde a tensão com seu pai começou a crescer.

O pai de Iwata não ficou muito feliz com a decisão do filho de ingressar na empresa. Em oposição à sua carreira em games, seu pai parou de falar com o filho por cerca de um ano, contou Iwata.

No entanto, ele estava determinado a provar que seu pai estava errado. "Eu era muito confiante sobre o futuro. Confiança sem nenhuma base, aliás. A juventude é algo maravilhoso!", disse.

Em 1983, um ano depois de ter começado a trabalhar em tempo integral na HAL, ele foi o responsável pelo lançamento do clássico Pinball, para Nintendinho, o que lhe garantiu sua ascensão para o posto de CEO da HAL Laboratory.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No novo cargo, Iwata criou uma relação de trabalho mais próxima com a Nintendo, ajudando a empresa a desenvolver alguns dos seus jogos mais memoráveis ​​como Balloon Fight e NES Tournament Golf.

Em 1993, Iwata assumiu a presidência do laboratório HAL quando a pequena empresa começou a contrair enormes dívidas. 

O nome de Satoru Iwata foi sugerido pelo presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, porque acreditava nas habilidades de Iwata como líder. 

Nos sete anos seguintes, Iwata recuperou as finanças da HAL e fortaleceu ainda mais os laços com a Nintendo.

Durante esse período, ele continuou a trabalhar pessoalmente nos produtos da Nintendo, incluindo vários títulos como Pokemón Stadium (1998) e Super Smash Bros. (1999).

A mudança de Iwata para a Nintendo ocorreu em 2000, quando ele se tornou, aos 41 anos, chefe da divisão de planejamento corporativo da empresa.

Apenas dois anos depois, o então presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, que dirigia a empresa desde 1949, decidiu se aposentar e Satoru Iwata chegou ao cargo de presidente, o quarto da companhia japonesa. 

Sob o comando de Iwata a Nintendo lançou o Nintendo DS, primeiro console portátil a possuir duas telas e conectividade Wi-Fi que sucedeu ao popular Game Boy, dando trabalho para a concorrente Sony.

Em 2006 o mundo conheceu o Nintendo Wii, console doméstico que colocou a Nintendo de volta no posto de líder de mercado no segmento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 2013, após o fraco desempenho do Wii U, Iwata foi pressionado pelos investidores a demitir funcionários, mas não concordou.

“Duvido sinceramente que os funcionários que temem ser demitidos sejam capazes de desenvolver títulos de software que possam impressionar pessoas em todo o mundo”, disse na época. 

Em 2014, Iwata descobriu um tumor no ducto biliar durante um exame de rotina. O tumor foi removido e, mais tarde naquele ano, Iwata voltou ao cargo de CEO e presidente da Nintendo. 

No ano seguinte o problema médico ressurgiu e em 11 de julho de 2015, Satoru Iwata faleceu aos 55 anos devido às complicações.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.