Karl E. Case é considerado um dos principais gurus dos mercados imobiliários e um pioneiro no estudo de sua ligação com a economia em geral.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Durante sua trajetória, o economista concentrou sua pesquisa nas causas e efeitos dos ciclos de alta e baixa no setor imobiliário.

A partir disso, co-desenvolveu o Índice Case-Shiller, uma importante medida de tendências de preços residenciais nos Estados Unidos.

Conheça a história do economista considerado o guru do mercado imobiliário, Karl Case.

Quem foi Karl Case

Karl E. Case (1946 - 2016) foi professor emérito de economia no Wellesley College em Wellesley, Massachusetts, Estados Unidos, onde ocupou a cátedra Coman and Hepburn em economia e lecionou por 34 anos.

Seu ensino se concentrou em economia urbana, mercados imobiliários e finanças imobiliárias e públicas.

Karl "Chip" Case também foi sócio fundador da empresa de pesquisa imobiliária da Fiserv Case Shiller Weiss, Inc., e ajudou a criar o Índice Case-Shiller, uma medida amplamente utilizada nas tendências do mercado imobiliário.

Ao longo das décadas, o índice tem sido usado por investidores, corretores de imóveis e pesquisadores de Wall Street para avaliar a saúde do mercado imobiliário do país, antecipar bolhas e avaliar preços em diferentes regiões.

Vida e carreira

Karl Edwin Case nasceu no dia 5 de novembro de 1946.

Ele se formou pela Universidade de Miami em 1968 antes de passar três anos na ativa no Exército, incluindo uma viagem ao Vietnã. 

Em 1969, ele se casou com Susan Galbraith.

Em 1976 recebeu um Ph.D. em Economia pela Harvard University  e ingressou no corpo docente do Wellesley College, onde lecionou por 34 anos.

Case se interessou pelos preços das moradias em 1985, quando os valores dos imóveis em Massachusetts, alimentados por um boom de alta tecnologia, dispararam e subiram até 40% no período de um ano.

Em sua pesquisa sobre mercados e preços imobiliários, publicada em 1986 na New England Economic Review , intitulado “The Market for Single Family Homes in Boston: 1979-1985", Case desenvolveu um método de comparação de vendas repetidas da mesma casa.

Com isso, procurava isolar a valorização dos efeitos do mix na medição das mudanças nos valores das casas.

O modelo apresentado explicava apenas uma pequena parte dos movimentos dos preços das residências, pois a região havia experimentado uma bolha imobiliária e Case não sabia muito sobre bolhas. 

Por sugestão de outro economista, ele começou a trabalhar com Robert Shiller, que fazia pesquisas sobre os aspectos comportamentais das bolhas econômicas, para ajustar o modelo.

"Sentamos à mesa da minha sala de jantar e ele descobriu como fazer um índice de vendas repetidas", disse o Dr. Case à revista Fortune em 2009. 

"Eu fiz uma versão rudimentar. Mas ele acrescentou ponderação e outras coisas que fizeram é muito melhor."

Sua colaboração levou ao índice Case-Shiller em 1987.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 1991, eles abriram uma empresa chamada Case Shiller Weiss Inc. com Allan Weiss, que atuou como CEO desde o início até a venda da Fiserv. 

Eles começaram a produzir o índice Case Shiller regularmente, agora um índice de preços de imóveis bem conhecido e frequentemente citado nos Estados Unidos.

Atualmente o Standard & Poor's CoreLogic Case-Shiller Home Price Indexs são índices de preços de casas de vendas repetidas para os Estados Unidos. 

Existem vários índices de preços residenciais Case-Shiller: um índice nacional de preços residenciais, um índice composto de 20 cidades, um índice composto de 10 cidades e vinte índices individuais de áreas metropolitanas.

Eles são baseados no trabalho original dos economistas Karl Case e Robert Shiller.

Karl Case foi ainda membro do Comitê Consultivo do Índice Standard and Poors, do Conselho Consultivo Acadêmico do Federal Reserve Bank de Boston e do Conselho Consultivo do Instituto Rappaport para a Grande Boston da Universidade de Harvard. 

Ele atuou como membro dos Conselhos de Administração da Mortgage Guaranty Insurance Corporation (MGIC), Century Bank, The Lincoln Institute of Land Policy e da American Real Estate and Urban Economics Association. Ele também foi editor associado do The Journal of Economic Perspectives e do Journal of Economics Education .

Karl Case foi diagnosticado com mal de Parkinson e mieloma múltiplo, que limitou suas atividades e trabalho econômico nos seus últimos anos de vida.

Ele morreu em 15 de julho de 2016, aos 69 anos, em Wellesley, sob cuidados paliativos.

Livros de Karl Case

Karl Case foi autor de vários artigos e estudos sobre ciclos imobiliários de alta e baixa, além de autor ou coautor de cinco livros, incluindo Principles of Economics (1986), Economics and Tax Policy (1986) e Property Taxation: The Need for Reform (1978). 

Seu livro mais famoso é "Princípios de economia", um texto básico de economia em co-autoria com Ray C. Fair e Sharon Oster, publicado pela primeira vez em 1989, está em sua décima terceira edição e é usado em mais de 500 faculdades e universidades.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.