Tadashi Yanai construiu e preside o império varejista de roupas listado em Tóquio, Fast Retailing, hoje a quarta maior empresa de vestuário do mundo e a maior do segmento na Ásia. 

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Sua marca principal, a Uniqlo, tem mais de 2.400 lojas em 25 países. As outras marcas da Fast Retailing (TYO: 9983) incluem Theory, Helmut Lang, J Brand e GU. 

Com peças básicas de alta qualidade, a empresa se tornou um enorme sucesso, mas os planos de Tadashi Yanai para os negócios são ainda maiores. Ele quer transformar a Fast Retailing na maior varejista do mundo.

Mesmo diante da grandeza de sua empresa, Yanai nunca perdeu de vista os valores que instituiu quando abriu sua primeira loja em 1984: liderança prática, capacitando seus funcionários e fazendo o bem no mundo.

Atualmente, Tadashi Yanai é o homem mais rico do Japão, com fortuna estimada em US$ 35,5 bilhões pela Forbes e o 39º mais rico do mundo em 2023.

Conheça mais da trajetória do fundador e presidente da Fast Retailing.

Quem é Tadashi Yanai 

Tadashi Yanai é um empresário bilionário japonês, filantropo, fundador, CEO e presidente da Fast Retailing, empresa controladora da Uniqlo.

Vida e carreira

Tadashi Yanai nasceu em 7 de fevereiro de 1949 na cidade de Ube, Yamaguchi, no Japão, filho de Kanichi Yanai e Hisako Mori Yanai.

Yanai cresceu morando acima da loja de roupas masculinas de seu pai na pequena cidade no sudoeste do Japão e ajudando como possível.

“Eu precisava limpar a loja, escovar as jaquetas, (fazer o) abastecimento – literalmente tive que fazer tudo sozinho porque não havia mais ninguém”, disse ele, de acordo com o CEO World. “Foi uma grande oportunidade de aprendizado.”

Em 1971, se formou na Universidade de Waseda em economia e ciências políticas.

Nessa época fez seu primeiro negócio vendendo utensílios de cozinha e roupas masculinas em um supermercado da JUSCO.

Depois de alguns anos, Yanai se voltou para a alfaiataria de seu pai, então chamada Ogori Shoji.

Em 1984, abriu uma nova loja em Hiroshima chamada Unique Clothing Warehouse, posteriormente abreviada para Uniqlo, inspirado por marcas europeias e americanas como Benetton, Gap e Esprit que ele tinha visto durante suas viagens. 

Em 1991, ele mudou o nome da empresa para Fast Retailing, para torná-la globalmente identificável.

Sob sua gestão, o grupo começou a se expandir pelo território japonês. Em 1998, havia mais de 300 lojas Uniqlo em todo o país.

Não demorou para a marca se expandir para mais de 1.300 lojas UNIQLO no Japão, China, Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul, Cingapura, Malásia, Tailândia, Filipinas, Indonésia, Estados Unidos, Reino Unido , França e Rússia.

Yanai gosta de dizer que “a Uniqlo não é uma empresa de moda, é uma empresa de tecnologia”, uma vez que não segue um ritmo orientado por tendências da indústria da moda.

Apesar do nome de sua empresa-mãe, a Uniqlo não é “fast fashion”. 

Enquanto concorrentes como a Zara construíram seu negócio de vestuário com base na resposta rápida às tendências da moda, levando itens da fábrica à loja em aproximadamente duas semanas, a Uniqlo adota a abordagem exatamente oposta, planejando a produção de seus itens essenciais com até um ano de antecedência. 

Em 2019, após 18 anos, Yanai renunciou ao cargo de diretor independente do conselho do SoftBank Group, se concentrando inteiramente para a Fast Retailing.

Tadashi Yanai é casado e tem dois filhos, Kazumi e Koji.

Em março de 2011, ele doou 1 bilhão de ienes japoneses às vítimas do terremoto de Sendai. 

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Onde Tadashi Yanai investe

Tadashi e sua família possuem 44% das ações da Fast Retailing (TYO: 9983).

Embora ele seja conhecido principalmente por sua atuação empresarial, ele também é lembrado por suas grande propriedades, como uma casa avaliada em US$ 50 milhões localizada em uma região próxima à Tóquio.

Yanai também possui dois campos de golfe no Havaí, onde passa anualmente o período do verão.

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