
Sundar Pichai recusou convites de grandes empresas do Vale do Silício para permanecer no Google e se tornar CEO da subsidiária e posteriormente do conglomerado Alphabet (GOGL34).
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
O executivo indiano está na empresa desde 2004, onde liderou vários projetos bem-sucedidos como o Google Chrome, Google Drive, Gmail e Google Maps.
Desde que assumiu o cargo de CEO, Pichai tem se dedicado a desenvolver produtos e serviços impulsionados pelos mais recentes avanços em inteligência artificial (IA).
Conheça a trajetória do atual CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai.
Quem é Sundar Pichai?
Sundar Pichai é um executivo norte-americano de origem indiana, atual CEO do Google e da holding Alphabet.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Vida e carreira
Pichai Sundararajan, mais conhecido como Sundar Pichai, nasceu em 10 de junho de 1972, em Chennai, na Índia, filho do engenheiro eletricista Regunatha Pichai e da estenógrafa Lakshmi.
Vindo de uma família de classe média, Sundar passou a infância num lar modesto, onde ele e o irmão mais novo dormiam na sala.
Pichai se formou em Engenharia Metalúrgica no Instituto Indiano de Tecnologia Kharagpur (IIT), em 1993.
Após ganhar uma bolsa para estudar na Universidade de Stanford, se mudou para os Estados Unidos, onde obteve o título de mestre em Engenharia e Ciências de Materiais e um MBA da Wharton School da Universidade da Pensilvânia.
Sundar Pichai demonstrava interesse por tecnologia desde pequeno, mas o acesso era limitado.
“Quando eu estava no ITT, eu raramente tinha acesso ao computador, talvez três ou quatro vezes”, disse ele em entrevista ao jornal The New York Times (NYT) publicada em novembro de 2018.
A mudança para os EUA facilitou as coisas. “Ter estes laboratórios (em Stanford) onde não só havia acesso a computadores, mas era possível programá-los, para mim era uma grande coisa”, disse ele ao NYT.
O primeiro emprego de Pichai foi como gerente de produto na Applied Materials, uma fabricante de semicondutores no Vale do Silício.
Em 2002 ingressou na McKinsey & Co como consultor de gestão até que, em 2004, entrou para o Google.
Na empresa, liderou os esforços de gerenciamento e inovação de um conjunto de produtos de software da empresa.
Pichai foi um dos gerentes responsáveis pelo browser Google Chrome e o Chromebook em 2011, liderou o sistema operacional Android em 2013 e tornou-se líder de todos os produtos e engenharia do Google em 2014.
Ele passou a supervisionar o desenvolvimento de aplicativos como Gmail, Google Maps e Google Workspace.
Sua ascensão na companhia aconteceu de forma rápida, tanto que quando o Google se reorganizou na Alphabet, em agosto de 2015, Sundar Pichai foi escolhido como CEO do Google.
Durante sua trajetória profissional, Pichai chegou a receber propostas do Twitter, em 2011, e da Microsoft, em 2014.
Em 2017 ingressou no conselho de administração da Alphabet.
Em 2019, ele também foi nomeado CEO da Alphabet, assumindo a direção do grupo como um todo.
Sundar Pichai é casado com Anjali Pichai e tem dois filhos.