Zeng Yuqun, também conhecido como Robin Zeng, é o fundador e presidente da Contemporary Amperex Technology (CATL), um dos maiores fornecedores mundiais de baterias para veículos elétricos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Você pode nunca ter ouvido falar dele ou de sua empresa, mas certamente conhece as marcas que dependem de seus produtos. 

Sediada na cidade natal de Zeng, Ningde, na província de Fujian, na China, a CATL responde a cerca de 37% do mercado global de baterias para veículos elétricos e tem clientes como Tesla, BMW, Kia, Mercedes-Benz, Volkswagen e Ford. 

A empresa de US$ 142 bilhões, viu sua receita quase dobrar ano após ano, para US$ 4,4 bilhões em 2022, fazendo de Robin Zeng um dos bilionários que mais faturou durante a pandemia.

Pessoas próximas do magnata da indústria o descrevem como sagaz, direto e até mesmo irritante. 

Temos somente essas descrições dele, já que o bilionário chinês evita os holofotes e raramente concede entrevistas. 

O que se sabe é que Zeng Yuqun é um dos homens mais ricos da China. Seu patrimônio é estimado em US$ 33 bilhões pela Forbes, o que o coloca como a 38ª pessoa mais rica de 2023.

Conheça mais da trajetória do bilionário das baterias para carros elétricos.

Quem é Robin Zeng

Robin Zeng é um empresário chinês, fundador e presidente da fabricante de baterias Contemporary Amperex Technology (CATL).

Vida e carreira

Zeng Yuqun, também conhecido como Robin Zeng, nasceu em 1968 em Lankoucun, Ningde, na China.

Ele possui um Ph.D em física da matéria condensada pelo Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências (CAS).

Antes de fundar sua empresa, Zeng trabalhou em uma estatal de construção naval na província de Fujian no início de sua carreira.

Em 1999, cofundou a Amperex Technology Limited (ATL), uma empresa que fabrica baterias de polímero de lítio. 

 Em 2005, a ATL foi adquirida pela empresa japonesa TDK , mas Zeng continuou como gerente da ATL.

Em 2011, Zeng e o vice-presidente, Huang Shilin, transformaram as operações de baterias EV da ATL na nova empresa CATL.

Os programas do governo chinês foram parte fundamental do sucesso da CATL em se tornar líder global em novas tecnologias inovadoras em energia. 

Os planos Made in China 2025, de Pequim, por exemplo, serviram para acelerar setores de tecnologia estratégicos, incluindo o de carros elétricos. 

Entre 2009 e 2021 os consumidores receberam abatimentos em impostos ao optar por veículos elétricos no lugar de motores à combustão, levando ao aumento da demanda pelos produtos da CATL, uma vez que somente produtos fabricados no país entravam no programa.

Aproveitando dos incentivos dados pelo país, Zeng foi atrás de recursos para investir em sua cadeia de suprimento, pesquisa e desenvolvimento. 

Entre 2015 e 2017, estima-se que a CATL adquiriu 2 bilhões de dólares através do financiamento de seu patrimônio líquido.

Em 2017, a empresa abriu o capital na Bolsa de Valores de Shenzhen sob o código SHE: 300750.

Não somente de fabricantes chineses vive a CATL, a empresa tornou-se uma importante fornecedora de baterias para companhias estrangeiras.

Em 2023, a Ford anunciou planos de cooperar com a CATL em uma fábrica de US$ 3,5 bilhões em Michigan que empregará 2.500 pessoas para começar, segundo a Forbes.

Zeng se mantém ativamente envolvido na promoção do desenvolvimento da indústria. 

Atualmente é membro da Sociedade Asiática para Matéria Iônica de Estado Sólido e membro acadêmico do Centro de Energia Limpa do Instituto de Física, CAS. 

Em julho de 2021, foi nomeado reitor honorário do Future Technology Institute da Shanghai Jiao Tong University.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.