Robert Pera é fundador e CEO da Ubiquiti Networks, empresa que fabrica equipamentos de comunicação de dados com foco em países emergentes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entre os fãs de esportes ele é conhecido por ser o dono da equipe de basquete Memphis Grizzlies da liga nacional de basquete dos Estados Unidos (NBA).

Pera também figura a lista das pessoas mais ricas do mundo. Sua fortuna é estimada em US$ 10,4 bilhões, segundo a Forbes. O que o coloca em 113º lugar no ranking de bilionários da revista do ano de 2023.

Conheça mais da trajetória do bilionário da comunicação de dados, Robert Pera.

Quem é Robert Pera

Robert Pera é o fundador e CEO da fabricante de equipamentos de comunicação Ubiquiti Networks.

O foco da empresa são sistemas de banda larga sem fio em mercados emergentes. 

Pera possui cerca de 75% da empresa de capital aberto.

Vida e carreira

Robert J. Pera nasceu no dia 10 de março de 1978, em San Carlos,cidade localizada no estado americano da Califórnia.

Seu pai era consultor de negócios e sua mãe relações públicas. 

Pera sempre se interessou por tecnologia e computadores e abriu sua primeira empresa de serviços de rede e banco de dados para empresas locais enquanto ainda estava no ensino médio. 

Fã de basquete, ele era membro do time da escola, mas uma infecção na válvula cardíaca que o afastou por um ano da escola, impediu que prosseguisse com o esporte.

Robert Pera se formou em engenharia elétrica na Universidade da Califórnia e também em japonês.

Ele permaneceu na instituição de ensino e para concluir seu mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Comunicações Digitais e Design de Circuitos.

Pera iniciou sua carreira em 2003, na Apple. Sua função era desenvolver e testar os dispositivos de Wi-Fi usados em equipamentos da empresa para garantir a conformidade com os padrões da Federal Communications Commission para emissões eletromagnéticas.

Pera percebeu que as fontes de energia dos dispositivos estavam muito abaixo dos limites e que ao aumentar seu poder, poderia aumentar também o alcance de transmissão, o que facilitaria o acesso à Internet em áreas que as empresas de telefonia e cabo não alcançam.

Como seus superiores ignoraram ideia, Pera decidiu construir seu próprio módulo Wi-Fi de baixo custo e alto desempenho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No início de 2005 ele deixou a Apple para abrir seu próprio negócio. A Ubiquiti Networks foi fundada com US$ 30.000 de suas economias pessoais e dívidas de cartão de crédito. 

Seus primeiros produtos utilizavam a tecnologia Wi-Fi existente para fornecer Internet sem fio a áreas carentes e sem infraestrutura para acessar por meios tradicionais, como linhas telefônicas e linhas a cabo. 

Agindo com essa estratégia, a empresa obteve sucesso e cresceu de forma acelerada em regiões mais afastadas e em países emergentes.

Desde então, a empresa estendeu para outras linhas de produtos, como pontos de acesso sem fio, câmeras de segurança e equipamentos de rede.

Em 2011, a Ubiquiti abriu o capital na Bolsa de Valores de Nova Iorque. O IPO fez com que Robert Pera entrasse na lista dos 10 jovens mais ricos do mundo.

O bilionário ainda mantém mais de 70% das ações da multinacional de tecnologia.

Depois do sucesso na tecnologia, Pera resolveu explorar sua outra paixão da juventude, o basquete, e comprou o Memphis Grizzlies da NBA em 2012, se tornando o proprietário controlador mais jovem da liga.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.