Nancy Pelosi é personagem central do mais recente agravamento da tensão entre Estados Unidos e China.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nome proeminente do Partido Democrata, ela voltou às manchetes depois de uma controversa viagem a Taiwan, apesar de Pequim alertar sobre "sérias consequências".

Aos 82 anos, Pelosi é uma das políticas mais poderosas dos Estados Unidos.

Descrita como "ícone do poder feminino" pelo jornal "The New York Times" em 2019, ao reassumir o cargo de Presidente da Câmara, ela é ao mesmo tempo "tão temida [...] quanto admirada", descreve a publicação.

Reeleita para um quarto mandato como presidente da Câmara dos Deputados em 2021, é a segunda na linha de sucessão à presidência de Joe Biden, depois da vice-presidente Kamala Harris.

Apesar de ser reeleita na Câmara 17 vezes até o momento, Pelosi não é unanimidade, nem mesmo entre democratas e sofre forte oposição para se eleger.

Antes de dominar as manchetes com a polêmica visita a Taiwan, Pelosi ficou conhecida por liderar uma oposição ao governo do republicano Donald Trump.

Engana-se quem pensa que Pelosi navega sobre mar calmo no atual governo do também democrata Joe Biden. Mesmo aliados na política, pessoalmente, os dois já tiveram desentendimentos.

Sua viagem a Taiwan, desencorajada pelo presidente norte-americano, é só a última delas.

Conheça  mais da trajetória de Nancy Pelosi, a veterana da política norte-americana e atual presidente da Câmara dos EUA.

Quem é Nancy Pelosi

Nancy Pelosi é uma política norte-americana.  

Filiada ao Partido Democrata, é a 52ª presidente da Câmara dos Deputados dos EUA. Assumiu em janeiro de 2019 e está na sua segunda passagem pelo cargo.

Em 2007, no governo de George W. Bush, ela já havia sido eleita, tornando-se a primeira mulher a chegar ao posto.

Como presidente da Câmara, é a segunda na linha de sucessão à presidência, atrás apenas do vice-presidente.

Vida e carreira

Nancy Patricia D'Alesandro Pelosi nasceu em 26 de março de 1940 em Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos.

Filha mais nova e única mulher entre os seis irmãos, Pelosi vem de uma família com tradição na política.

Seu pai, Thomas D'Alessandro Jr., foi congressista democrata do estado de Maryland e chegou a se tornar prefeito de Baltimore. 

A mãe, Annunciata M. Nancy, era uma ativista que se organizava com mulheres democratas. 

Um dos seus irmãos, Thomas D'Alesandro III, também um democrata, chegou ao Executivo de Baltimore entre 1967 a 1971.

Pelosi completou os estudos em 1958 no Instituto de Notre Dame, uma escola secundária católica só para meninas. 

Formou-se em Ciências Políticas na Trinity College em 1962 na capital Washington D.C. 

Ainda durante a faculdade começou a namorar o empresário Paul Pelosi, dono da empresa de consultoria e investimento em imóveis e capital de risco Financial Leasing Services.

Eles se casaram em Baltimore em 7 de setembro de 1963 e se mudaram para São Francisco, onde Nancy Pelosi começou sua carreira na política em 1969.

Durante sua trajetória política Pelosi recebeu inúmeras homenagens.

Em 2014, ficou em 26º lugar na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes. 

Durante a Guerra do Golfo de 1991, ela se opôs fortemente à intervenção dos EUA.

Também foi uma grande opositora da tentativa do governo de George W. Bush de 2005 de privatizar parcialmente a Previdência Social. 

Pelosi foi fundamental na aprovação de muitos dos projetos de lei do governo de Barack Obama, incluindo:

o Affordable Care Act (a lei de saúde conhecida como Obamacare), o Dodd-Frank Wall Street Reform (a grande reforma financeira após a crise de 2008), o Don't Ask, Don't Tell Repeal Act (a lei que permite homossexuais no exército dos EUA) e o Tax Relief Act de 2010 (a reforma tributária norte-americana).

Na atual administração, atuou ativamente para a aprovação da Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura e da Lei do Plano de Resgate Americano, que injetou bilhões de dólares na economia dos EUA durante a pandemia de covid-19.

Nancy Pelosi tem cinco filhos: Christine, Jacqueline, Alexandra, Paul e Nancy Corinne e é avó de nove netos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Carreira de Nancy Pelosi como parlamentar

A carreira política de Pelosi começou em 1976, quando foi eleita membro do Comitê Nacional Democrata na Califórnia. 

Desde então subiu na hierarquia do Partido Democrata do estado, tornando-se sua presidente e depois conquistando uma cadeira no Congresso em 1988, onde tem sido sucessivamente eleita desde então.

Desde 2002, ela lidera ativamente os democratas da Câmara, sendo a primeira mulher a comandar um grande partido político nos EUA. 

Em 2007, quando os democratas assumiram o controle da Câmara pela primeira vez em 12 anos, Pelosi foi eleita presidente da Câmara, tornando-se a primeira mulher nesse cargo na história dos EUA.

Permaneceu no cargo entre 2007 e 2011, liderando a oposição no fim do governo George W. Bush (2003-2008) e depois a situação no começo do governo Barack Obama (2009-2016).

Quando os democratas recuperaram a maioria na Câmara nas eleições de 2018, Pelosi foi reconduzida à presidência da Câmara no início do ano letivo, em 3 de janeiro de 2019.

Chegou a aprovar 2 impeachments contra o ex-presidente Donald Trump, sendo o primeiro em 18 de dezembro de 2019 e o segundo em 13 de janeiro de 2021, mas Trump foi absolvido pelo Senado nos dois casos.

Visita de Nancy Pelosi a Taiwan

No início de agosto de 2022, Nancy Pelosi desafiou ameaças de Pequim e fez uma visita a Taiwan durante um tour pela Ásia.

Para a China, Taiwan é uma província rebelde que segue fazendo parte de seu território. Os chineses já disseram inclusive que pretendem retomar o território, até mesmo com a força, se necessário.

Já para o governo de Taiwan, a ilha é um estado independente, gerido por uma Constituição própria.

Mesmo com os avisos, a Presidente da Câmara dos EUA desembarcou na ilha no dia 02/08 e desde então está no centro do embate China - Estados Unidos por Taiwan.

Joe Biden, chegou a afirmar que a decisão da viagem seria "exclusivamente" da presidente da Câmara, e não por ordem da Casa Branca.

A última vez que um oficial estadunidense de escalão equivalente ao de Pelosi havia visitado Taiwan foi nos anos 1990, quando as relações entre China e EUA eram muito mais amenas.

Em 1997, outro presidente da Câmara, o republicano Newt Gingrich, visitou a ilha.

Prometendo solidariedade e saudando a democracia da ilha, Pelosi atiçou a raiva chinesa.

Após a visita, o governo chinês vem realizando exercícios militares ao redor da ilha, suspendeu cooperação com os Estados Unidos e impôs sanções contra Pelosi.

A viagem de agora a Taiwan é apenas mais um capítulo entre Pelosi e a China. A parlamentar tem historicamente posições duras contra a China.

Em 1991, dois anos após o massacre de estudantes na praça da Paz Celestial, a americana abandonou uma comitiva oficial que visitava o país para ir até o local, onde exibiu cartazes contrários à Pequim. 

Anos depois, ela se mostrou contrária à realização dos Jogos Olímpicos de 2008 na China e, antes da abertura, pediu que o então presidente George W. Bush fizesse um boicote diplomático à cerimônia. 

Episódio semelhante aconteceu em 2022, com a conclamação de novo boicote às Olimpíadas de Inverno na capital chinesa.

Outro momento tenso ocorreu em 2002, durante um encontro com o então vice-líder chinês, Hu Jintao. 

Na ocasião, Pelosi tentou entregar quatro cartas expressando preocupação com a prisão de ativistas na China e no Tibete. Hu se recusou a receber as correspondências.

Em 2009, a congressista entregou uma nova carta nas mãos do líder chinês, pedindo a libertação de prisioneiros políticos, incluindo o futuro vencedor do Nobel da Paz Liu Xiaobo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.